Cultura

A RESISTÊNCIA É FEMININA: Filhas de Gandhy enchem a avenida de axé e de luta por emancipação

A RESISTÊNCIA É FEMININA: Filhas de Gandhy enchem a avenida de axé e de luta por emancipação

Por Da Redação

A RESISTÊNCIA É FEMININA: Filhas de Gandhy enchem a avenida de axé e de luta por emancipaçãoAratu Online

Na tarde desta segunda-feira (27/2), todo o pessoal mandou descer para ver as Filhas de Gandhy, que desfilaram logo atrás da versão masculina do bloco afro, mais antiga e famosa. Elas, porém, tomaram a Avenida Oceânica, no Circuito Dodô (Barra-Ondina), com a mesma força do que os homens.


“Poderíamos estar todos juntos, não me agrada a ideia de desfilarmos atrás deles”, critica Asenate Franco, de 49 anos, na sua primeira vez vestida com os colares brancos, com o turbante e com a fantasia remetendo às vestes indianas.


LEIA MAISRui Costa acompanha saída dos Filhos de Gandhy ao lado de Gilberto Gil


Embalada pelo Ijexá que tocava no trio, Asenate dançava com as amigas e com a filha, Lays Franco, de 25 anos, a quem trouxe da Boca do Rio para que a acompanhasse na sua estreia na avenida. “As Filhas de Gandhy representam muita coisa para as mulheres negras da Bahia”, defende a assistente social.


Lays Franco e sua mãe Asenate Franco, no meio do bloco


A versão feminina do famoso Afoxé nasceu em 1980, com o objetivo de integrar as mães, filhas e irmãs dos Filhos de Gandhy. Em 2017, porém, com cerca de 700 associadas, o bloco se tornou um espaço de produção cultural e artística levado em frente unicamente por mulheres.


LEIA MAISTRADIÇÃO: Samba, comida e muitos protestos marcam a Mudança do Garcia 2017


“As Filhas trazem essa resistência, esse empoderamento. Todo mundo conhece os Filhos, mas e quanto a nós? As pessoas precisam nos conhecer também!”, advoga a jornalista Suzana Batista, de 31 anos, dez deles seguindo as companheiras do Afoxé. Para a moradora da Ribeira, e para outras ouvidas pela reportagem, o bloco ainda é invisibilizado diante dos Filhos de Gandhy, louvados por Gilberto Gil e Jorge Ben e com espaço cativo no imaginário baiano.



Suzana acredita que o Afoxé traz uma força para que ela exerça a sua personalidade. A supervisora de atendimento Adriana Lima, de 40 anos, também, e exatamente por isso trouxe sua herdeira, Maria Lima, de apenas 8 anos, para o meio da avenida. “Já tem três anos que eu trago ela para o bloco. Ela, assim como todo mundo da família, já é fã”, explica ela, cujos parentes mais próximos também costumam perfumar a avenida com alfazema todo ano durante o Carnaval.


LEIA MAIS?VAZA?: Mudança do Garcia tem protesto contra presidente há 16 anos na Federação Bahiana de Futebol


Para quem é do Afoxé, família é algo sagrado. Assim como Adriana não desgruda de sua filha, Wellington Lucas, de 21 anos, preferiu ficar entre as mulheres, para acompanhar sua mãe e sua irmã, entre as Filhas de Gandhy. “É o mesmo axé, a mesma paz. Para mim, não faz diferença ficar entre os homens e as mulheres”, afirma o estudante, que desfila no bloco desde os 12 anos. A força que mora n’água, afinal, não faz distinção de cor.


Adriana Lima acompanha sua filha, Maria Lima, de 8 anos, pela terceira vez no desfile


Aratu Online acompanhou parte do desfile dos Filhos de Gandhy ao vivo. Confira:



Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.