GREGÓRIO DE MATOS: Poeta ganha homenagem com estátua interativa, espetáculo e exposição
GREGÓRIO DE MATOS: Poeta ganha homenagem com estátua interativa, espetáculo e exposição
A Prefeitura irá promover uma programação especial vai marcar as homenagens a um dos poetas mais importantes da história da Literatura Brasileira, além das três décadas de existência da instituição que leva o nome dele: Gregório de Mattos. As atividades serão realizadas por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e tem início na sexta-feira (5/01).
Na programação está previsto a inauguração de estátua interativa, exposição e espetáculo que retrata a figura emblemática, irreverente, instigante e crítica do poeta. A estátua será inaugurada no dia 5, às 18h30, na área externa do Teatro Gregório de Mattos (TGM). A obra foi confeccionada em fibra de vidro pelo artista plástico baiano Tati Moreno, possui o tamanho real do poeta e conta com dispositivo vocal de presença. Ou seja, quem se aproximar da escultura poderá escutar trechos das poesias de Mattos declamadas na voz do ator Jackson Costa.
Logo em seguida, na Galeria da Cidade do TGM, acontece a abertura da exposição interativa GREGÓRIOS. Ambientada num circuito dinâmico e criativo, a mostra possui diversas texturas e é composta pela vasta obra creditada ao artista. Como parte integrante da exposição, será destinado um espaço retratando a trajetória da FGM, criada em 1986 e que, ao longo de três décadas, foi uma instituição importante para alavancar ações e projetos culturais em Salvador. A exposição será gratuita e ficará aberta ao público até maio, com visitação de terça a domingo, das 14h às 18h. Como legado, a Galeria da Cidade ganhará um Memorial com parte do acervo exposto.
Já na Sala Tabaris, também na sexta-feira (5/12), às 20h, e dias 6 e 7, às 19h, o ator Ricardo Bittencourt e o músico Leonardo Bittencourt sobem ao palco para uma curta temporada do “Boca a Boca: um solo para Gregório”. Em uma narrativa radicalmente contemporânea, o espetáculo traz um recital de poesias do Boca de Brasa em formato de show de rock. Em cena, Ricardo interpreta poesias e fala sobre a vida e a obra de Gregório de Mattos. Os ingressos custam R$20 e R$10 (meia). No dia 5 a entrada será gratuita, e o acesso será feito mediante senha.
LEIA MAIS: SALVADOR: Irmãos Macêdo se apresentam às quintas de janeiro a março na Casa do Comércio
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/televisaoaratu
*Publicada originalmente às 15h43