TRADIÇÃO É TENDÊNCIA: Com botas e camisas xadrez, público do Arraiá entra na brincadeira do “look caipira”
TRADIÇÃO É TENDÊNCIA: Com botas e camisas xadrez, público do Arraiá entra na brincadeira do “look caipira”
Camisa xadrez, bota e chapéu de palha. Esses típicos elementos do guarda-roupa junino estão “bombando” no segundo dia do Arraiá do Galinho, que acontece neste sábado (4/6), no Parque de Exposições de Salvador. Quem circula pela festa se deparada com uma mistura de estampas e cores que traduz a alegria e irreverência do período festivo.
Como se fosse personagens da ‘Turma do Xaxado’, criados por Antônio Cedraz, a recepcionista Denildes Costa, 49 anos, colocou toda a família para vestir as charmosas camisas quadriculadas.
“Essa é uma tradição antiga que representa o verdadeiro São joão. A festa é isso! Os jovens que não preservam estão perdendo tempo. Afinal, é um costume hereditário, passado por nossos bisavós, avós, pais e tios”, disse Denildes.
O administrador Fábio Pacheco, 38 anos, é mais um dos adeptos dos trajes tradicionais. “Sempre me vestir assim porque é a minha festa preferida. Já fui cantor, tenho um sítio, estou inserido nesse clima”, contou Fábio. Sobre as pessoas que misturam o xadrez com peças e acessórios atuais, como os extravagantes brincos de pom pom, Fábio considera uma composição positiva. “Vale tudo, só não podemos perder nossa essência, nossa cultura pé de serra. Infelizmente, a gente vê pouco isso nos jovens, mas alguns ainda apostam”, finaliza.
Todos os shows serão transmitidos ao vivo pelo Aratu Online.