Cultura

Cabaceiras do Paraguaçu sedia 14º Festival de Declamação de Poemas de Castro Alves

Cabaceiras do Paraguaçu sedia 14º Festival de Declamação de Poemas de Castro Alves

Por Da Redação

Nos próximos dias 13 e 14 de março (Dia Nacional da Poesia, dia de nascimento de Castro Alves), o município de Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo baiano, recebe a 14ª edição do Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves, uma iniciativa da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC). O evento, que já é tradição na cidade, marca as comemorações dos 168 anos de nascimento do poeta Castro Alves e reúne pessoas de diversas regiões do estado e de todas as idades que prestam homenagem ao grande trovador baiano, autor de Espumas Flutuantes, Vozes D?África e O Navio Negreiro. O evento será realizado no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), localizado na Fazenda Cabaceiras, local onde nasceu o poeta.


A novidade desde ano é que o festival será dividido nas categorias Infantil e Adulto. As declamações infantis começam no período da manhã, do dia 13/03, e as adultas acontecem no período da tarde. Na ocasião, os jurados analisam: originalidade (criatividade utilizada para a apresentação do poema), dicção (clareza das palavras pronunciadas na declamação), fluência verbal (correção e a pronúncia das palavras) e fidelidade ao texto (exatidão e o respeito a todos os versos e palavras do poema). A premiação acontece em 14 de março, quando os cinco primeiros colocados se apresentam no final da manhã. No período da tarde, acontecem outras homenagens ao poeta.


A diretora da DIMUS, Ana Liberato, explicou que o festival foi criado para homenagear o poeta Castro Alves e incentivar a juventude a usar a poesia para manifestar seus sentimentos. ?Os poemas do grande poeta expressam o seu romantismo, o seu amor à pátria, além do intenso sentimento libertário?, acrescenta.


Mostra Hansen Bahia

Outra novidade deste ano é a abertura, em 13/03, também no Parque Histórico Castro Alves, da exposição ?Navio Negreiro de Castro Alves ? Grama em Gravuras, por Hansen Bahia?. A abertura da mostra terá início às 18h, após o Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves, e contará com apresentação da Filarmônica Lira Ceciliana de Cachoeira.


A mostra é composta de 20 xilogravuras de Hansen Bahia que retratam a dramaticidade social sentida na pele dos escravos: toda a aspereza, animalização e violência do tráfego negreiro. A técnica da xilogravura foi a escolhida por Hansen para representar a força de seus temas. Em uma entrevista, em 1971, afirmou: ?a madeira tem sua própria linguagem?. Fica no museu até maio.


Serviço:


O que: 14º Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves

Quando: 13 e 14 de março                                                                       Onde: Parque Histórico Castro Alves (PHCA)

Endereço: Praça Castro Alves, nº 106, Centro, Cabaceiras do Paraguaçu/ BA

Tel.: (75) 3681-1102                                                                                     Realização: PHCA/DIMUS/IPAC/ SECULT-BA

Gratuito


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.