Exposição comemora 10 anos do Terreiro Ilê Àse Ojisé Olodumare
Exposição comemora 10 anos do Terreiro Ilê Àse Ojisé Olodumare
A celebração da cultura de matriz africada na Bahia, junto com as manifestações artísticas e de identidade do terreiro Ilê Àse Ojisé Olodumare (Casa do Mensageiro), farão morada no espaço cultural Casa da Música de Itapuã. É a exposição Mojúbà – um olhar sobre o mensageiro, da fotógrafa Andréa Magnoni, que será aberta na próxima sexta-feira, 06, e ficará em cartaz até o dia 06 de abril. O público poderá apreciar as 25 imagens feitas pela fotógrafa Andréa Magnoni de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos das 9h às 16h. A entrada é gratuita.
O evento de abertura da exposição será às 18h e contará com uma programação variada sobre a importância da história do Terreiro, duas mesas redondas e atrações culturais em honra à ancestralidade. Com curadoria do babalorixá Rychelmy Imbiriba, a mostra conta com imagens captadas durante o último ano nas festas públicas da Casa do Mensageiro, mostrando toda a beleza do culto aos orixás.
Paraense, radicada na Bahia, a fotógrafa Andréa Magnoni é especializada em fotografia ritual. Sua intenção como profissional é captar a alma das manifestações culturais de matriz africana que registra sob olhar de encantamento. A artista também desenvolve pesquisas e projetos de valorização da ancestralidade africana e suas divindades.
Casa da Música – O espaço foi inaugurado 03 de setembro de 1993, juntamente com as obras de recuperação do Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, com o objetivo de abrigar acervos (literatura, instrumentos musicais, objetos) que retratem a história da música baiana. Hoje, a Casa da Música é um Espaço Cultura gerido pela SecutBA que tem como principais desafios fomentar a produção cultural da comunidade e contribuir para a democratização do acesso à cultura.
Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado mantém 17 Centros Culturais espalhados pelo interior geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC). Destes, 5 encontram-se na capital e 12 em diferentes territórios de identidade da Bahia, nos municípios de Lauro de Freitas, Feira de Santana, Valença, Juazeiro, Alagoinhas, Santo Amaro, Guanambi, Porto Seguro, Itabuna, Vitória da Conquista, Jequié e Mutuípe. Em Salvador, eles são: Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados.
Confira a programação da abertura da exposição:
18:00h Abertura da exposição
18:30h Vídeo Institucional
18:40h Mesa redonda 1 ? Tema: 10 anos de história (Membros fundadores)
19:10h Entrega das homenagens
19:30h Mesa redonda 2 ? Tema: A foto como registro documental
20:20h Atração cultural
ServiçoRepr
Exposição Mojúbá- Um Olhar Sobre o Mensageiro
Abertura: 6/3, 18h; Visitação: Até 6/4, ter a sáb, 9h às 17h e dom, 9h às 16h
Entrada gratuita