Cultura

Exposição comemora 10 anos do Terreiro Ilê Àse Ojisé Olodumare

Exposição comemora 10 anos do Terreiro Ilê Àse Ojisé Olodumare

Por Da Redação

Exposição comemora 10 anos do Terreiro Ilê Àse Ojisé OlodumareReprodução Andrea Magnoni

A celebração da cultura de matriz africada na Bahia, junto com as manifestações artísticas e de identidade do terreiro Ilê Àse Ojisé Olodumare (Casa do Mensageiro), farão morada no espaço cultural Casa da Música de Itapuã. É a exposição Mojúbà – um olhar sobre o mensageiro, da fotógrafa Andréa Magnoni, que será aberta na próxima sexta-feira, 06, e ficará em cartaz até o dia 06 de abril. O público poderá apreciar as 25 imagens feitas pela fotógrafa Andréa Magnoni de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos das 9h às 16h. A entrada é gratuita.


O evento de abertura da exposição será às 18h e contará com uma programação variada sobre a importância da história do Terreiro, duas mesas redondas e atrações culturais em honra à ancestralidade. Com curadoria do babalorixá Rychelmy Imbiriba, a mostra conta com imagens captadas durante o último ano nas festas públicas da Casa do Mensageiro, mostrando toda a beleza do culto aos orixás.



Paraense, radicada na Bahia, a fotógrafa Andréa Magnoni é especializada em fotografia ritual. Sua intenção como profissional é captar a alma das manifestações culturais de matriz africana que registra sob olhar de encantamento. A artista também desenvolve pesquisas e projetos de valorização da ancestralidade africana e suas divindades.



Casa da Música – O espaço foi inaugurado 03 de setembro de 1993, juntamente com as obras de recuperação do Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, com o objetivo de abrigar acervos (literatura, instrumentos musicais, objetos) que retratem a história da música baiana. Hoje, a Casa da Música é um Espaço Cultura gerido pela SecutBA que tem como principais desafios fomentar a produção cultural da comunidade e contribuir para a democratização do acesso à cultura.



Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado mantém 17 Centros Culturais espalhados pelo interior geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC). Destes, 5 encontram-se na capital e 12 em diferentes territórios de identidade da Bahia, nos municípios de Lauro de Freitas, Feira de Santana, Valença, Juazeiro, Alagoinhas, Santo Amaro, Guanambi, Porto Seguro, Itabuna, Vitória da Conquista, Jequié e Mutuípe. Em Salvador, eles são: Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados.


Expo Mo Jubá - foto Andrea Magnoni...


Confira a programação da abertura da exposição:


18:00h Abertura da exposição

18:30h Vídeo Institucional

18:40h Mesa redonda 1 ? Tema: 10 anos de história (Membros fundadores)

19:10h Entrega das homenagens

19:30h Mesa redonda 2 ? Tema: A foto como registro documental

20:20h Atração cultural


ServiçoRepr


Exposição Mojúbá- Um Olhar Sobre o Mensageiro

Abertura: 6/3, 18h; Visitação: Até 6/4, ter a sáb, 9h às 17h e dom, 9h às 16h

Entrada gratuita


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.