Israel anuncia aplicação da terceira dose da Pfizer em idosos acima de 60 anos
Decisão é tomada após novos casos de coronavírus dispararem no país por causa da variante Delta
Por Da Redação.
O governo de Israel anunciou nesta quinta-feira (29/7) que vai oferecer uma terceira dose da vacina da Pfizer/Biontech contra Covid-19 para pessoas acima de 60 anos. A medida será disponibilizada em agosto e busca conter o avanço da variante delta do coronavírus.
"Começamos a campanha de reforço da vacinação", declarou o presidente Isaac Herzog."As descobertas mostram que há um declínio na imunidade do corpo ao longo do tempo. O objetivo da dose suplementar é aumentá-la novamente e, assim, reduzir significativamente as chances de infecção e, assim, reduzir significativamente as chances de infecção e doenças graves", completou.
Para receber o reforço, é necessário que o indivíduo tenha recebido a 2ª aplicação do imunizante há cinco meses ou mais. Em 12 de julho, o país já começou a aplicar a dose extra de Pfizer em pessoas com comorbidades.
Israel foi um dos primeiros países do mundo a começar a vacinar sua população contra a Covid-19, ainda no final de 2020. Com os números de imunizados bastante avançados, a pandemia parecia estar sob controle, mas desde o surgimento da variante Delta o país viu os casos ativos da doença dispararem, passando de 200 para 15 mil no período de um mês e meio.
Nesta quarta-feira (28/7), a Pfizer afirmou acreditar que uma dose adicional é necessária para manter alta a proteção contra o novo coronavírus. A empresa diz que em agosto deve apresentar à Food and Drug Administration (FDA), autoridade sanitária dos EUA, o pedido para uso emergencial das doses de reforço do imunizante.
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou no último dia 23 que ainda não há evidências suficientes para uma recomendação do uso de terceira dose como reforço às duas doses já tomadas contra a Covid-19 na maioria dos imunizantes.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).