Saúde

Mutirão do Aristides Maltez vai selecionar 100 pacientes para tratamento de câncer de cabeça e pescoço

Todos pacientes com algum problema confirmado serão matriculado e terão acompanhamento por profissionais especializados do HAM.

Por Da Redação

Mutirão do Aristides Maltez vai selecionar 100 pacientes para tratamento de câncer de cabeça e pescoçoilustrativa

No próximo sábado (30/7), a partir das 7h, o Hospital Aristides Maltez (HAM) realiza um mutirão para selecionar 100 pacientes para tratamento de câncer de cabeça e pescoço. A ação visa detectar novos casos da doença. Todos pacientes com algum problema confirmado serão matriculado e terão acompanhamento por profissionais especializados do HAM.


A triagem faz parte da programação do Julho Verde, criado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e tem como objetivo divulgar e promover medidas que ajudem na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento. Segundo o cirurgião Lucas Gomes Silva, chefe do departamento de Cabeça e Pescoço do HAM, este tipo de câncer é a sexta maior causa de morte pela doença no país.


O mutirão vai envolver vários profissionais do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Departamento de Fonoaudiologia, Departamento de Odontologia e Departamento de Psicologia e além de selecionar até 150 pessoas que apresentarem problemas, vai distribuir panfletos explicativos alertando a população sobre os riscos e a importância do cuidados preventivos.


O médico explicou que os principais fatores de riscos são: o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, sendo que a associação desses fatores aumenta cerca de 20 vezes a chance de ter um câncer dessa região. Outras causas são: má higiene oral, refluxo gastro-esofágico, exposição solar (câncer de lábio) e infecções virais: o HPV (relacionado ao câncer de orofaringe- amidala e base de língua) e o Epstein-Barr (relacionado ao câncer de nasofaringe).


Alguns sintomas como feridas na boca, rouquidão, caroço no pescoço e dificuldade de engolir persistentes por mais de 15 dias devem servir de alerta e é importante procurar um médico porque o diagnóstico precoce vai facilitar bastante no tratamento e cura.  


Consumo de bebidas alcoólicas, o tabagismo e a exposição solar, além de uma boa higiene oral são fatores que devem ser evitados.  Outro detalhe importante é relacionado ao vírus HPV como a prática de sexo oral só com preservativo. Uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, também, contribui com a prevenção e uma vida mais saudável.


LEIA MAIS: Sesab descarta caso de contaminação de varíola dos macacos em Ilhéus; seguem 5 confirmações na Bahia


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.