É muito crítico com você mesmo? Saiba como ter mais autoestima e autoconfiança
Se você tem dificuldade em elaborar afirmações positivas ou se é excessivamente crítico consigo mesmo, existem alguns sinais que indicam a necessidade de cultivar a autoestima e a autoconfiança.
Sua comunicação é um reflexo de como você se enxerga, por isso, listei alguns fatores que podem ajudar a transformar sua atual linguagem. Primeiramente, é fundamental que você aceite quem você é, a partir daí será possível valorizar a si mesmo sem depender de afirmações externas. Reconheça suas qualidades e pontos fortes, não se esqueça de celebrar suas conquistas, sejam elas grandes ou pequenas. Faça uma lista de suas conquistas objetivas.
Cultive diariamente a mentalidade de gratidão por quem você é e pelo que já consegue realizar. Quero ressaltar que isso não é possível se você possui uma autoimagem distorcida. Invista em momentos consigo mesmo(a) para desenvolver a habilidade de autopercepção. Se sentir necessidade, busque ajuda profissional, alguém neutro que possa favorecer uma nova perspectiva sobre o que você já tem gravado na mente.
Pare de se comparar com os outros, pois além de ser injusto consigo mesmo(a), cada pessoa possui sua própria régua, contexto e história. Foque em seu próprio progresso e crescimento pessoal. Lembre-se de que a autenticidade é o seu grande diferencial, não subestime isso.
Identifique crenças negativas sobre si mesmo(a), compreenda a função que elas exerceram em sua vida até então e busque ressignificá-las por meio de afirmações positivas. Quando você fala em voz alta algo, se estiver presente de fato, todo o seu corpo ouve. É essencial que você acredite verdadeiramente nas palavras que você diz para si mesmo(a).
Ao descobrir o que realmente lhe gera medo, torna-se possível tomar medidas para superá-los gradualmente. Cada vez que você se desafia, reforça a crença positiva em sua capacidade de lidar com os desafios que surgirem. Lembre-se de que cada desafio é uma oportunidade de crescimento pessoal. Tudo passa e você permanece.
Pratique o autocuidado em todos os aspectos: físico, emocional e mental. Busque preencher sua rotina com atividades que lhe tragam felicidade e relaxamento, estabelecendo limites saudáveis e, se necessário, diga "não".
Cerque-se de pessoas positivas que impulsionam sua melhor versão, para ter isto, construa relacionamentos saudáveis. Quando você sabe o que tem valor inegociável para você fica mais leve abrir mão e se posicionar. O pior abandono que pode acontecer é você se abandonar, e esta é uma decisão que você tem total autonomia para se dedicar a não permitir que aconteça.
Autoestima não é skincare, assim como autoconfiança não é uma dose de vacina que você toma num final de semana e está imune para o resto da vida. Amor próprio requer ver seus demônios internos e ainda assim amar o que você já consegue ser em direção ao ideal de vida.
Se autoconhecer é um processo gradativo e irreversível (ainda bem🙏). Você pode até ter recaídas mas sabe o porquê. E quando não sabe, cava mais fundo em si até merecer o encontro com a verdadeira resposta.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.