Saúde e Bem-Estar

Como lidar com conflitos internos?

Colunista On: Tainã GamaA mentora de expressões
Como lidar com conflitos internos?Karolina Kaboompics/Pexels

Como você lida com um conflito interno? Você sabe dizer se é um conflito ou se trata de um dilema? O que você leva em consideração para tomar decisões? Você costuma conversar consigo mesmo? Vem comigo que explico!


O Conflito interno é uma batalha emocional entre dois ou mais desejos ou necessidades que parecem se contradizer. Já um dilema é uma situação onde você precisa escolher entre duas opções que têm vantagens, desvantagens e que neste caso, ao escolher um caminho o outro se anula automaticamente.


Para lidar com seus conflitos internos, é essencial diferenciar o que você realmente precisa e o que você apenas deseja. Necessidades são essenciais para o seu bem-estar, como segurança e conexão emocional. Vontades são desejos passageiros que podem mudar com o tempo.


Pergunte-se: o que eu realmente preciso para estar bem, e o que é apenas um desejo momentâneo?


Isso vai te ajudar a lidar melhor com situações que são desconfortáveis, pelo simples fato de estabelecer na sua mente que é temporário, eu estou passando por isso agora porque eu tenho um objetivo. Quando você sabe o que seu porquê você lida muito melhor com o ‘como’ você vai fazer para que isso aconteça.


Tomar decisões estratégicas a médio e longo prazo exige uma visão mais ampla. Considere como suas escolhas hoje vão impactar seu futuro. Pergunte-se: ‘Essa decisão está alinhada com meus objetivos a longo prazo? Estou pensando em como isso afetará minha vida daqui a cinco ou dez anos? Parece algo muito distante para você pensar agora, mas eu quero quebrar hoje uma ilusão que talvez você ainda tenha: o futuro não existe.


É justamente por esperar dias melhores que o tempo passa e você nem faz o que é necessário, nem vive o que diz querer. A vida não tem atalho. A Natureza faz o caminho que tem menor resistência, mesmo que ele seja o mais longo, porque ela garante que o rio vai chegar no mar.


Você costuma conversar consigo mesmo? Como é esse diálogo? Qual a qualidade e o resultado que essas conversas têm tido na sua vida? A auto-reflexão é uma ferramenta poderosa para resolver conflitos internos. Reserve um tempo para dialogar consigo mesmo sobre suas necessidades, medos e aspirações. Pergunte-se: ‘O que está realmente me incomodando? Como posso resolver isso de forma que me traga paz e clareza?


Entender e lidar com conflitos internos é um processo profundo e transformador. Ao diferenciar conflitos de dilemas, identificar suas necessidades reais, tomar decisões estratégicas e praticar a auto-reflexão, você pode alcançar uma clareza e paz interior que são essenciais para o seu bem-estar.


Não deixe seus conflitos internos te controlarem. Dê o primeiro passo hoje e busque apoio profissional para viver uma vida mais equilibrada e consciente. Até a próxima!


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tainã Gama

Tainã Gama

A mentora de expressões, Tainã Gama, é jornalista, radialista, Especialista em Psicologia Positiva, bem estar e autorrealização pela PUCRS e Gestão de Pessoas para Alta Performance pelo ISEO. Possui formações em Coaching Ikigai, PNL e certificações em Inteligência Emocional, Reaprendizagem Criativa, dentre outras, que fortalecem uma visão sistêmica de comunicação e relação humana. Atualmente, é Pós graduanda em Terapia Transpessoal Sistêmica.

Instagram: @gamatai
 

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.