Dependência ou parceria? A morte da independência em sua comunicação
Foto: ilustrativa/Pexels
Talvez defendamos muito sermos independentes porque se encontrarmos o real motivo que nos leva a não querer pedir ajudar, ou “depender” de alguém seja o medo dessas pessoas irem embora, de você não conseguir se sustentar e por aí vai.
Estabelecer uma comunicação que promova parceria é justo e muito sustentável a longo prazo. Construir um terceiro ponto de vista é ter liberdade na relação para explorar inúmeras possibilidades, já quem costuma querer o controle da situação, sem o dono ou dona da última palavra perde muito a médio e longo prazo.
Eu faço questão de citar o tempo, porque muitas das vezes algo está nos corroendo por dentro mas aparentemente não dói, e isso nos dá a ilusão de que está tudo bem viver assim. Assim como a febre indica que algo não está certo em nosso organismo, as nossas emoções e palavras que não foram ditas também indicam que algo merece ser visto e melhor compreendido.
Autonomia é algo necessário mas não define quem você é, assim como a independência é algo desejado mas não pode definir quem você é.
Muitas pessoas ainda sofrem sem sequer saberem quem é que está tomando as decisões mais importantes de suas vidas: o medo ou a essência?
Talvez o nosso maior ato de independência seja reconhecer que somos interdependentes e que juntos podemos ir muito mais longe. Espero que esse vídeo possa te dar mais clareza do que realmente você está buscando em sua vida e na sua comunicação.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.