Conheça três atitudes que fortalecem sua voz interna
O que você faz não deixa de existir porquê o outro não te agradeceu. O ato de reconhecer a sua fragilidade e/ou vulnerabilidade não será o suficiente se você não mudar as estratégias que têm utilizado para encarar suas limitações. O ato de Reconhecer também não muda o que você gerou nas pessoas. O ato de Reconhecer não vai te isentar de lidar com as reações das pessoas até mesmo nos casos em que sua intenção tenha sido genuinamente boa.
Dentre as três atitudes, começo com o Silêncio. Focar no que está dentro de você e reduzir o volume do que está fora, opiniões, sentenças e percepções de quem não mora dentro de você. Ir para dentro é algo que só você pode fazer e se não está conseguindo fazer sozinho(a), procure ajuda profissional.
A segunda é a Reflexão. Só é possível refletir sem amarras, sem sujeiras mentais e emocionais quando sentamos na cadeira de observadores de nós mesmos. Requer treino, mas uma vez instalado este hábito saudável nos isenta de muita confusão mundo afora.
A terceira é a Escuta. Encerre o diálogo mental enquanto o outro está falando e foque no que o outro está falando sem a necessidade de se defender ou atacar. Escutar de forma qualificada te permite escutar o que não está sendo dito. É resultado de muita prática, não vem de graça. Escolha o preço e o valor do que você quer pagar com a sua vida, o seu tempo e a sua energia vital.
Por fim, lembre-se que, a autorregulação executa muito melhor sua função se temos em nosso dia a dia o treino dessas três atitudes que expliquei no vídeo. Eu costumo dizer que o que não falamos em voz alta para nós mesmos, como vamos apresentar e sustentar diante de outras pessoas? Quando você acredita no que está dizendo, é diferente e é notório.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.