Saiba como sua autoestima afeta sua comunicação
A baixa autoestima afeta mais do que o seu reflexo no espelho. Ela impacta suas relações, trabalho e estudos. Dificulta a manutenção de relacionamentos afetivos e cria desafios para se comprometer e desempenhar tarefas.
Sua autoestima está diretamente ligada à sua saúde mental. Uma autoimagem negativa ou distorcida da realidade pode causar problemas de ansiedade, depressão, estresse além de afetar a forma que você se comunica com o mundo. E este é o meu foco no vídeo de hoje. Cinco sinais claro de que você merece fortalecer sua autoestima:
Ver essa foto no Instagram
Excesso de Desculpas e Explicações: pessoas com baixa autoestima tendem a se desculpar excessivamente, mesmo quando não são responsáveis por um problema. Elas também costumam dar explicações excessivas para suas ações. Geralmente concordam com os outros mesmo que discordem, não conseguem dizer "não" quando necessário e frequentemente sacrificam suas próprias vontades para evitar confrontos.
Mudanças repentinas de Humor: elas podem passar de momentos de extrema tristeza ou irritação para momentos de contentamento rapidamente. Numa conversa, mudam de humor abruptamente devido a pequenos estímulos emocionais. Isso pode criar uma atmosfera bem instável em seus relacionamentos.
Sensibilidade a Críticas: muitas vezes essas pessoas têm uma grande sensibilidade diante de críticas. Elas se sentem atacadas facilmente e tendem a se defender de forma intensa quando percebem que estão sendo questionadas. Podem inclusive interpretar mal as intenções dos outros e se sentirem ameaçadas por qualquer sinal de desaprovação.
Autoimagem de Vítima: outra característica bem pregnante é o auto retrato da vítima. Na comunicação, essas pessoas frequentemente expressam sentimentos de injustiça, como se estivessem sempre sendo tratadas de maneira desfavorável ou como se nada desse certo para elas.
Busca de Validação Externa: é muito comum a pessoa com baixa autoestima buscar validação e aprovação dos outros para se sentir bem consigo mesma. Essas pessoas dependem dos elogios e reconhecimento externo para construir sua autoestima. Estão constantemente pedindo opiniões ou validação sobre suas escolhas, aparência, ou decisões. Eles podem não confiar em suas próprias opiniões e buscam a validação dos outros
Reconhecer esses sinais é o primeiro passo para a transformação. Autoestima é uma jornada e, se você se identificou com esses sinais, busque ajuda profissional com alguém que você sinta confiança e segurança para ser o mais honesto(a) possível.
Acredito muito no processo psicoterapêutico porquê constato semanalmente resultados incríveis em meus clientes. Saiba que o acompanhamento de um especialista pode proporcionar um crescimento significativo, melhorar sua autoimagem e permitir que você construa uma comunicação mais saudável e assertiva.
A Transformação é possível, e você merece viver uma vida plena e feliz. Muitos precisam, mas ainda são poucos os que se permitem fazer a travessia. Ninguém vai fazer isso por você. Se precisar de ajuda para expressar o que você sente, pensa e quer, conte comigo. Lembrou de alguém, envie esse conteúdo para pessoa. Até a próxima coluna!
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.