Impactos da comunicação digital no autoconhecimento
Ver essa foto no Instagram
Ela pode conectar pessoas ao redor do mundo mas também pode levar ao isolamento social, há quem passe mais tempo no mundo online do que interagindo pessoalmente. Ela permite que pessoas se expressem de forma autêntica, mas há pessoas que criam um personagem e isso distancia essas pessoas de suas verdadeiras identidades. Ela pode ser uma fonte rica de informações, mas também são um campo fértil para a disseminação de desinformação e notícias falsas. As redes sociais podem formar comunidades de apoio, mas também podem ser palco de bullying online e comportamentos tóxicos. Ela pode melhorar o bem-estar ao manter as pessoas conectadas, mas o uso excessivo da internet e das redes sociais tem sido associado a problemas como ansiedade, depressão e baixa autoestima.
A forma que você utiliza as redes sociais para se comunicar com o mundo pode dizer muito sobre quem você é, ou sobre quem você gostaria de ser.
Há quem utilize este espaço virtual para só publicar o que é conveniente, sustentando uma imagem que deseja mostrar, editar o que reconhece como imperfeição e enaltecer partes de sua vida que tem vontade de ser o tempo todo.
Se usada de forma consciente, a comunicação digital pode ajudar a entender nossas emoções, reações e desejos mais profundos. Agora, se você entrar num esquema de comparação entre você e outra pessoa, esquecendo-se de que vocês têm histórias e experiências de vida diferentes, a régua fica muito injusta. O nível de autocobrança sobe, e seu nível de satisfação pessoal e com a vida desce significativamente.
Ainda é muito comum vermos pessoas comprarem o que não precisam para mostrar para quem nem as conhece, algo que elas não são. Existe também uma autoidealização que pode causar sérios danos psicológicos, muitos conflitos internos, além de desconforto psicológico. Isso se torna muito mais desafiador quando você não se autoconhece, porque a tendência é você não respeitar seus próprios limites e valores, simplesmente porque não sabe quais são.
A comunicação no digital gera impactos na autoestima, no senso de pertencimento, nas relações.
O que você mais consome e o que o algoritmo te oferece com base nisso é um fator que merece atenção, porque pode criar uma bolha de realidade distorcida, influenciando negativamente sua percepção sobre si mesmo e o mundo.
O mau uso da comunicação digital causa danos significativos à saúde mental, sendo um dos fatores responsáveis por casos de depressão, isolamento social, e baixa autoestima.
Autenticidade e Bem-Estar Psicológico são fundamentais na era digital. Para isso:
Estabeleça Limites de Tempo: Defina limites de tempo específicos para o uso das redes sociais. Isso pode ajudar a evitar o consumo excessivo de conteúdo que pode levar à comparação e insatisfação.
Foque em Conteúdo Positivo e Construtivo: Siga perfis e páginas que promovam positividade, crescimento pessoal e autenticidade. Isso pode influenciar de forma positiva a sua percepção e o seu estado mental.
Pratique a Reflexão e o Autoconhecimento: Reserve um tempo regularmente para refletir sobre suas experiências e sentimentos. Práticas como meditação, diário pessoal ou terapia podem ajudar a desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmo, reduzindo os efeitos negativos da autoidealização.
Desejo que 2024 seja um ano de muita transformação, que cada vez mais pessoas tomem decisões conscientes e lidem com as consequências delas. Sua intenção pode ser a melhor possível, isso não vai te isentar de lidar com o movimento que você gera no outro. Pense nisso antes de falar e comece a ver o quanto de conflito deixa de existir por simplesmente você não se permitir mais entrar na confusão do outro.
Se este conteúdo te fez lembrar de alguém, compartilhe, e nos encontramos na próxima coluna.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.