O poder da presença na sua comunicação
Você sabia que estar presente durante um diálogo pode impactar positivamente seus relacionamentos? Será que você tem explorado bem essa habilidade?
Estar no presente não é falar do que está acontecendo agora, tampouco sobre o que você vai fazer logo mais, ou simplesmente não pensar no futuro. Até porque, se você aprofundar a grande maioria das sensações que você tem agora, perceberá que não se trata do momento presente; algo o conecta a um evento passado mal interpretado.
[video width="1280" height="720" mp4="https://aratuon.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Taina-24-outubro.mp4"][/video]
A presença geralmente traz à tona a bagunça interna, frequentemente rejeitada e reprimida, conhecida como a famosa "poeira debaixo do tapete". Atitudes como interromper a outra pessoa com frequência, falar apenas de si, defender-se constantemente como se estivesse sendo atacado o tempo todo, e a incapacidade de enxergar a situação pelo ponto de vista do outro, ou seja, abrir mão do que você pensa e imaginar a situação sem julgamentos, são sinais de que a presença está ausente.
Eckhart Tolle, escritor alemão conhecido por suas reflexões sobre a presença, afirma que: "Quando você se torna presente, você não deixa espaço para a mente criar problemas. O passado não tem poder sobre o momento presente." Esta citação merece destaque, pois ressalta que a presença não cria problemas; em vez disso, nos dá a oportunidade de resolver os que já existem, sem criar novos.
Eckhart Tolle, escritor alemão | Imagem: divulgação
Pequenas ações podem elevar o nível de um diálogo. Por exemplo, seja um ouvinte ativo, não alguém que apenas espera sua vez de falar. Demonstre um interesse genuíno pelo que é importante para a outra pessoa. Silencie o celular, mantenha contato visual e desenvolva uma escuta qualificada. Primeiro, seja interessado para depois se tornar interessante.
Agora, quando a distração, a falta de atenção e o uso excessivo de dispositivos eletrônicos se manifestam, são sinais que apontam a falta de presença durante uma conversa. Isso pode indicar a necessidade de buscar apoio profissional para avaliar estratégias para lidar melhor com essas questões.
A boa notícia é que a presença é uma habilidade que pode ser aprimorada com prática. Ela é um presente que podemos oferecer a nós mesmos e aos outros. Lembre-se de praticar a presença em suas conversas diárias e observe como isso pode transformar suas relações. Lembrou de alguém? Envie esse conteúdo e a gente se encontra no próximo vídeo.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.