Comunicação e Marketing

Como seria o atendimento dos nossos sonhos?

Colunista On: Tainã GamaA mentora de expressões
Como seria o atendimento dos nossos sonhos?Ilustrativa/Pexels

Sabe aquele momento em que você se sente genuinamente valorizado(a), compreendido(a) e cuidado(a)? Em que todas as suas expectativas são superadas, deixando uma marca duradoura? Acredito que um atendimento salva um negócio e também o derruba, isso também vale em nossas relações. É o coração da empresa, se ele não pulsa bem os valores e princípios, todo o resto é fortemente prejudicado.


O dia 4 de julho é a data em que se comemora o Dia do Operador de Telemarketing. Você deve ter em sua memória ao menos uma experiência de excelência com alguém que do outro lado da linha resolveu a sua questão, e também deve ter uma coleção de ligações perdidas sem ter alcançado um resultado efetivo, desistir de compras e por aí vai. Hoje eu quero falar sobre: o que realmente torna um atendimento dos sonhos? Para isso, separei alguns fatores que considero essenciais e ainda são pouco convencionais nos treinamentos aplicados a grandes grupos de pessoas que são responsáveis pelo atendimento. Vamos lá!





Em primeiro lugar, estar presente. Nada é mais reconfortante do que sentir que alguém está genuinamente presente, dedicando sua atenção total a você. Essa presença cria um ambiente de confiança e abertura, permitindo uma conexão verdadeira.


Além disso, a escuta qualificada desempenha um papel fundamental. É a arte de ouvir atentamente, compreender não apenas as palavras, mas também as entrelinhas. Quando alguém se sente verdadeiramente ouvido, o vínculo se fortalece e as soluções se tornam mais eficazes. Quando o atendente percebeu algo que você disse e incluiu isto no processo de resolução da questão.


A empatia é outro ingrediente essencial. É a capacidade de se colocar no lugar do outro, reconhecendo suas emoções e experiências. Demonstrar empatia cria um ambiente mais acolhedor principalmente quando se trata de uma exceção e a empresa não estava preparada para tal.


Uma comunicação clara e específica é imprescindível. Transmitir informações de forma precisa e compreensível evita mal-entendidos e constrói um relacionamento transparente. A clareza deixa claro que o seu atendimento é personalizado e feito sob medida. Eu costumo dizer: só invista o seu dinheiro em empresas e negócios que consideram você enquanto pessoa e não um número apenas.


Quando surgem situações difíceis, o atendimento dos sonhos se destaca pela agilidade e pela oportunidade de transformação. É uma chance de mostrar habilidades de resolução de problemas e de promover uma experiência ainda mais positiva.


Antecipar-se a possíveis problemas é uma forma de encantar. Ter um planejamento sólido e estar preparado para lidar com desafios demonstra comprometimento e profissionalismo, tornando o atendimento mais confiável e eficiente.


E, por fim, surpreenda com pequenos gestos e demonstrar gratidão. Ir além do esperado, oferecer algo especial e expressar gratidão genuína a quem confiou no seu negócio cria um vínculo duradouro e torna o atendimento verdadeiramente inesquecível.


Agora é a sua vez! Como você imagina um atendimento dos sonhos? Quais elementos você valoriza mais? Compartilhe nos comentários sua opinião e experiências. Quero saber o que você achou.


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tainã Gama

Tainã Gama

A mentora de expressões, Tainã Gama, é jornalista, radialista, Especialista em Psicologia Positiva, bem estar e autorrealização pela PUCRS e Gestão de Pessoas para Alta Performance pelo ISEO. Possui formações em Coaching Ikigai, PNL e certificações em Inteligência Emocional, Reaprendizagem Criativa, dentre outras, que fortalecem uma visão sistêmica de comunicação e relação humana. Atualmente, é Pós graduanda em Terapia Transpessoal Sistêmica.

Instagram: @gamatai
 

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