Comunicação e Marketing

Cinco fatores para ter comunicação assertiva no trabalho remoto

Colunista On: Tainã GamaA mentora de expressões

Reuniões exaustivas, que você entra sem saber a pauta, não finalizam nenhum assunto tratado, mil tópicos abertos e você fica sempre sem saber o que esperam de você? A comunicação assertiva é essencial para alcançar resultados no trabalho remoto. Não é a distância que dificulta, é a falta de comunicação (salvo os formatos em que é necessário ser presencial).


Portanto, hoje, eu quero abordar 5 fatores que podem fazer muita diferença no seu dia a dia profissional.


1º - Escolha bem a ferramenta para cada demanda do trabalho: avalie se a demanda será melhor tratada por e-mail, mensagens via WhatsApp ou chat interno da empresa, ou se seria mais produtivo fazer uma videochamada. A ferramenta adequada facilitará a troca de informações e agilizará o processo. Por exemplo, o email ajuda a organizar o conteúdo quando se tem muitos tópicos, muitos prazos, e fornece a outra pessoa uma visão do que você pretende falar na reunião. Já as mensagens funcionam bem para confirmações, devolutivas que precisam ser mais rápidas, imediatas, alinhar decisões cujo tempo é crucial para o negócio.


2º - Planeje a reunião e a pauta de conteúdos que deseja tratar: é importante saber antes os temas que serão abordados para definir o tempo que será necessário para finalizar os tópicos. Estabeleça prazos e divida as responsabilidades entre os participantes. Isso permitirá que a reunião seja mais focada e produtiva, evitando perda de tempo e garantindo que todos estejam na mesma página.


3º - Desenvolva um espaço de empatia e escuta ativa: no trabalho remoto se faz ainda mais necessário um ambiente de empatia e compreensão. Ouça atentamente o que seus colegas têm a dizer e busque compreender suas perspectivas. Isso fortalece os relacionamentos na equipe e com certeza vai te ajudar a resolver conflitos de forma mais eficiente.


4º - Feedback: estabeleça uma cultura organizacional de feedback aberto e construtivo. Quando você compartilha sua opinião de forma respeitosa, encoraja os colegas a fazerem o mesmo. Um bom feedback pode se tornar uma ferramenta poderosa para o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores. Sinalize o que não funcionou bem e oriente como acredita que pode ser melhor, não esqueça de saber se faz sentido para  a outra pessoa e se ela tem algo que pode somar na ideia e evitar erros futuros na questão passada.


5º - Espaço de colaboração: um ambiente colaborativo é um ambiente onde todos se sentem à vontade para compartilhar ideias e trabalhar juntos em projetos. Isso torna possível alcançar resultados excepcionais e estimular a inovação e a criatividade. Um time que colabora efetivamente têm uma maior probabilidade de estabelecer uma comunicação assertiva e de sucesso.


Eu não sei se você percebeu mas todos esses tópicos que abordei envolvem uma prática coletiva, portanto leve em consideração na hora que for aplicar: se a cultura da sua empresa incentiva isso, se preza por esses valores e consciente dessas respostas anteriores defina prazos para tomar decisões que te aproximem de viver uma experiência profissional onde existe comunicação assertiva. E aí, me conte qual desses fatores você deseja ter mais no seu dia a dia? Compartilhe esse conteúdo e a gente se encontra na próxima coluna. =)


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tainã Gama

Tainã Gama

A mentora de expressões, Tainã Gama, é jornalista, radialista, Especialista em Psicologia Positiva, bem estar e autorrealização pela PUCRS e Gestão de Pessoas para Alta Performance pelo ISEO. Possui formações em Coaching Ikigai, PNL e certificações em Inteligência Emocional, Reaprendizagem Criativa, dentre outras, que fortalecem uma visão sistêmica de comunicação e relação humana. Atualmente, é Pós graduanda em Terapia Transpessoal Sistêmica.

Instagram: @gamatai
 

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