A forma importa e o conteúdo mais ainda
Foto: ilustrativa/Pexels
Sua comunicação é baseada em fatos, no que você interpreta sobre o que aconteceu ou na realidade que você conhece e vive? Neste vídeo apresento uma chave poderosa que uso em meu dia a dia e tenho constatado resultados surpreendentes.
Para utilizá-la é importante te apresentar três conceitos que fortalecem essa chave são eles: congruência, coerência e essência.
Ao assistir este vídeo você compreende que esta chave está presente em tudo: da forma como a gente vive, se veste e expressa as nossas emoções.
Quantas pessoas você conhece que se comunicam com base na realidade que elas vivem? E que muitas vezes não te representa, nem é o que você acredita?
A sua comunicação merece favorecer soluções. É nisto que eu acredito! Sermos cada vez mais responsáveis pelo que escolhemos dizer, silenciar para não ampliar o caos e se posicionar para construir um equilíbrio que é dinâmico, ou seja, vai ter desordem? Sim, porém, são transtornos temporários para benefícios duradouros.
No vídeo desta semana, explico um exercício simples, mas de grande valia que conheci por meio da Comunicação não violenta que é um processo de pesquisa contínua desenvolvido por Marshall Rosenberg. Para quem não sabe ele é PhD em psicologia clínica e seu objetivo é melhorar a qualidade das nossas reações. O exercício é composto de 4 fases, que você vai entender como fazer ao assistir o vídeo.
Quero acrescentar meu ponto de vista de que, mais do que melhorar a qualidade de nossas reações (o que em si já é um grande avanço, reconheço) é trabalharmos para não só reagirmos e sim agirmos, assumir a responsabilidade do que fazemos com o que sentimos.
Quem só reage ainda é, em algum grau, refém do que o outro dita no diálogo, na negociação, na relação em si. Seja protagonista e não só intérprete das ações que o outro te apresenta.
E para você que chegou até o final dessa escrita e está aí se perguntando sobre a chave, pois bem: a chave de hoje é checar a sua LINGUAGEM, ela pode abrir e fechar portas. Ela é que transmite o conteúdo que você avaliou (regulou aí dentro) na melhor forma possível.
Perceba que eu disse: p-o-s-s-í-v-e-l, temos um ideal? temos! Mas o real é o que temos de mais concreto, então comecemos por ele.
Desejo que você faça sua semana incrível, boa prática a todos e lembre-se sempre: o que você sente, pensa e quer importam. Decida se expressar. Até a próxima!
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.