O que as pessoas falam sobre você quando não está presente?
Foto: ilustrativa/Pexels
Talvez esta ainda seja a "resposta de milhões", para algumas pessoas. Eu pergunto: para quê você quer saber? Para avaliar se permanece na vida delas? Se pode confiar? Se pode se entregar? Se o que elas falam muda quem você é, talvez você ainda não tenha convicção e clareza de quais são os seus valores inegociáveis. Quando não se sabe quem se é, qualquer rótulo, julgamento, crítica, abala seu estado emocional e consequentemente a forma como você se relaciona com o mundo.
Comunicação é verbo! Não importa o que falem de você se o que você faz tem congruência com suas ações. As pessoas sempre vão falar de nós. Bem ou mal são só perspectivas criadas a partir do estado emocional que a pessoa está. Perceba que eu disse a pessoa que está lá falando, e não você, que é a pauta da conversa.
As pessoas ainda se apegam muito ao discurso, porém, esquecem de considerar as ações. Essa frase de Ralph Waldo Emerson que eu citei no vídeo: “O que você faz fala tão alto que não consigo escutar o que você diz”, também se relaciona muito com legado. O que você quer deixar neste mundo. Isso é o mais importante!
Não importa o que você diga, como você encante seu cliente, visualizações em alta, o que garante que as pessoas permaneçam contigo é o relacionamento, ou seja, como elas se sentem em relação a quem você é na vida delas. O que você diz faz parte disto? faz! O que você vende faz parte disto? faz! Mas o que você é que emite o carimbo final.
Por vezes nos preocupamos com ‘o quê’ vamos comunicar e o ‘como’ que são muito importantes mas não são o suficiente. Se responda daí: para você, suas atitudes demonstram seu esforço em se tornar um ser humano melhor? Se sim, ótimo! Suas conquistas podem até ser invisíveis para os outros, mas não para você mesmo(a). Se não, reflita em como pode melhorar, ninguém além de você mesmo(a) vai fazer isso se tornar prioridade.
Atitudes acima de tudo. Comunicação é um meio e não uma finalidade. É a sua expressão nos mínimos detalhes. Eu sei que esse assunto ainda pode não ser tão comum no ambiente onde você vive, mas talvez você seja a pessoa que desperta essa transformação insubstituível e intransferível que cada um pode e merece fazer por si.
Espero que você tenha curtido o conteúdo de hoje! Meu desejo é que você possa bancar as consequências de suas escolhas, o impacto que o seu discurso gera na vida de quem te cerca. Lembre-se que quando escrevo discurso, não me refiro só ao que você diz e sim ao que você faz. É a sua ENTREGA ao se mostrar vulnerável que define a profundidade que você quer ter em suas relações. Pense nisso quando quiser se fechar na sua armadura de defesa.
Que você desfrute de uma vida leve, na qual o que você fala e faz tem congruência. Que possa falar mais com menos palavras. Compartilhe para que esse convite prático chegue a mais e mais pessoas. Lembre-se sempre, o que você sente, pensa e quer importa. Decida se expressar!
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!