Comunicação tem "game over"?
Foto: ilustrativa/Pexels
Por que será que você fala e a pessoa não entende? Uma comunicação sustentável é resultado de uma pessoa que se autoconhece.
Se jogar no videogame requer paciência para passar de fase, nas relações não é tão diferente. Cada vez mais os jogos estão intuitivos e com menos instruções. A ideia é imersão: você aprende jogando. E assim é a comunicação.
A principal diferença é que você não pode dar o controle para alguém passar de fase e você continuar jogando como se nada tivesse acontecido e não existisse dificuldade para lidar com aquele ponto em questão.
Anota no coração e leva contigo isso para vida: "O Contexto é o Rei". Considere isto em suas decisões. Não adianta avançar de fase sem saber apertar os botões certos para as manobras que te levarão onde deseja.
Neste vídeo, compartilho 3 sugestões práticas que contribuem significativamente na saúde de suas relações:
1) Antes de falar sobre suas inquietações, entenda: o que sentiu verdadeiramente em relação a essa fala, questão e/ou situação?
2) Faça perguntas específicas, isso reduz tempo e energia de ambas as pessoas
3) Se permita receber e oferecer feedback’s. Após falar ou escutar algo de alguém, ao final, procure saber o que o outro interpretou diante de tudo que você disse. Assim você acessa como a sua mensagem é recebida na linguagem do outro.
Sim Tai... tem ou não tem game over? Te respondo o seguinte: você só joga no jogo do outro se quiser. Lembre-se sempre, o que você sente, pensa e quer importa. Decida se expressar!
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.