Comunicação e Marketing

Vitrines Out Of Home em movimento

Colunista On: Laércio FerreiraAutor da metodologia Infooh que monitora audiência da Mídia Out Of Home
Vitrines Out Of Home em movimento

Um dos grandes prazeres do ser humano é viajar, o meu ainda mais por ser pesquisador, conhecer cidades, culturas e pontos turísticos que marcam a nossa memória. Com mais de 850 mil/Km rodados de trabalho de campo, equivalente a 21 voltas ao mundo em menos de uma década - sendo que cada volta tem 40 mil/Km -, fui de norte ao sul do país, e vou viajar muito mais, certamente revendo e conhecendo novos lugares, por prazer e ofício, e em breve chegarei a 1 milhão/Km rodados observando lugares e cidades. Neste artigo, procuramos trazer dados e fontes que permitam reflexões para diferentes estratégias de comunicação, e novas oportunidades ao marketing das empresas que desejam anunciar nas rodovias brasileiras.


A malha viária no mundo está estimada em mais de 193 milhões de quilômetros, e o ranking é liderado pelos EUA (6,5 mi), China (3,8 mi), Índia (3,3 mi), Brasil (1,7 mi) e Japão (1,2 mi). São elas que possibilitam a interligação entre as cidades, seja por trabalho, turismo e, principalmente, o transporte de cargas que promove mais de 60% da distribuição de bens de consumo nacional pelas rodovias, e sentimos a sua importância em maio de 2018, com a greve dos caminhoneiros. 


O estado de Minas Gerais tem a maior participação na quantidade da malha viária nacional, são 16% do total, justificado pelas suas 853 cidades. Mas números nacionais são muito expressivos, a exemplo da frota nacional, que já ultrapassou 109 milhões de veículos automotores registrados (DENATRAN-2021), que rodam o país cotidianamente. 


Infelizmente, apenas 13% das rodovias estão pavimentadas (DNIT-2020), e as autoestradas representam um pouco mais de 14 mil/Km. Mesmo assim, lideramos as concessões de rodovias no mundo, com mais de 21 mil/Km. É um mercado promissor para os investimentos do setor privado, e novas concessões - que ultrapassam 1,6 mil/Km de extensões para rodovias federais (Maio-2021 – BNDES) - estão previstas pelo Governo Federal.


Inserida neste cenário, e com números de impactos muito significativos, podemos destacar os grandes formatos da mídia OOH, que são os diferentes painéis rodoviários e funcionam como vitrines que impactam o cotidiano dos consumidores em trânsito. Com métricas de audiência exclusivas, a mídia OOH rodoviária está localizada nas grandes e pequenas artérias que cruzam os estados, interligando cidades, regiões metropolitanas, interior e litoral. 


Estes formatos são fundamentais para todos os segmentos econômicos, alguns estão localizados perto das cidades, indicando os valores das diárias dos hotéis, por exemplo, ou nas regiões do agronegócio, divulgando máquinas, implementos, fertilizantes, automóveis e autopeças. Os painéis rodoviários são fundamentais para os restaurantes, centros de compras e conveniências dos postos de combustíveis. Importantes, também, para a indústria da moda, aos serviços de telefonia, bancos, seguradoras, franquias diversas e lojas de fast food, dentre outros. Eles estão presentes na rota do Sol, visando o fluxo do turismo de verão, nas serras e montanhas para o inverno, nas regiões metropolitanas e no interior. Enfim, são várias oportunidades e muitas vitrines para todo e qualquer tipo de produto, bens e serviços.


Uma pequena amostra do potencial da mídia rodoviária pode ser analisada na tabela abaixo, com simulação de 50 locais distribuídos nas regiões sudeste e sul, em sete estados, que juntos somam 129 milhões de habitantes, 72 milhões por frota, o que representa 1,69 veículo automotor per capita. Nestas regiões encontramos as principais autoestradas, o maior número de concessões e verificamos, ainda, que elas acumulam um potencial de impactos absolutos médios que variam de 170 a 370 mil pessoas por dia.


Base Simulação 50 locais – Sudeste e Sul (SP; MG; RJ; ES; PR; SC; RS)


tabela

É possível também afirmar, a partir desta simulação de 50 painéis, localizados em diferentes rodovias, que eles atingem diariamente mais de 7 milhões de consumidores (Alcance ABS), e após 30 dias alcançam mais de 14 milhões de pessoas (Alcance ABS) numa frequência superior a 16 vezes, acumulando mais de 160 GRPs mensais em cada região, e com C.P.M. médio de R$ 3,37, (Infooh-2021). 


Os números, ratificam o patrimônio de audiência da mídia OOH nas rodovias brasileiras. Os dados citados nesta tabela exemplo são bem expressivos. Se projetarmos para os demais estados, os números variam pouco para as regiões do Nordeste, Centro-Oeste e Norte do país, pois nos deparamos, em cada estado, com grandes 'artérias' que interligam e cortam regiões metropolitanas das capitais, litoral e interior. E com a ampliação das concessões federais, em breve, o mercado certamente terá novas e excelentes oportunidades de formatos OOH rodoviários. 


Mas, além dos grandes formatos estáticos tradicionais ao longo das rodovias, novos formatos e espaços publicitários OOH surgiram nos ambientes que orbitam as rodovias. E não param de ampliar, como nas praças de pedágios, no interior dos centros de conveniências, outlets, shoppings e internamente nos consagrados postos de combustíveis. 


Importante destacar que toda esta diversidade de formatos, sejam estáticos ou digitais, também se beneficiam do volume dos consumidores em trânsito diariamente, e se transformam num incomparável mix estratégico de comunicação. Ao aprimorarmos um pouco o nosso olhar de estrategistas de marketing e comunicação, vamos observar também a quantidade das frotas dos veículos pesados e ônibus, que funcionam como verdadeiras “vitrines out of home em movimento”. 


Uma realidade presente no mercado americano, os formatos Fleet Mídia, estão chegando ainda discretos no país, mas já se aliam aos painéis estáticos, e aos já consagrados espaços em movimento do Backbus, Busdoor, BusTV e Wrap Bus (Envelopamento de frota), que também são grandes oportunidades de mídia. E todos estes novos formatos descritos, que desfrutam das rodovias, seja estática, em movimento, digitais ou as indoor, possuem metodologias de pesquisa e métricas exclusivas do seu alcance absoluto, ampliando as análises técnicas, e a tomada de decisões mais assertivas dos profissionais de mídia e marketing, agregando dados, e consolidando a importância da Mídia OOH presente na malha viária e nos seus ambientes de conveniências em todo o país.


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Laércio Ferreira

Laércio Ferreira

Publicitário, professor mestre em administração de empresas com ênfase em marketing organizacional, escritor, pesquisador e autor da metodologia Infooh que monitora a audiência da Mídia Out Of Home.

Instagram: @prof.laercio_ferreira

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