Cidadania

O mês da mulher é tempo de celebrar e avançar em favor da igualdade

Colunista On: Isabela SousaAtivista pela redução das desigualdades e fundadora do Move Bahia
O mês da mulher é tempo de celebrar e avançar em favor da igualdade

Foto: ilustrativa/Pexels

 


No mês da mulher, celebramos conquistas históricas alcançadas com muito esforço. Além disso, ampliamos o debate sobre cenários que ainda nos atingem violentamente. E, sem sombra de dúvidas, a violência física é um dos atos que mais nos afeta cotidianamente.


O feminicídio, por exemplo, é o ato mais cruel dentre outros tantos praticados contra nós pelo simples fato de sermos mulheres. Vivo em um estado que, infelizmente, figura entre os mais violentos do Brasil para as mulheres. 


No ano passado, a Bahia teve um aumento de 12,5% dos casos  de violência contra as mulheres em relação ao ano de 2020. Segundo  o Ministério Público da Bahia, foram cerca de 27 novos casos diários de violência que levaram mulheres à morte ou a sequelas físicas e psicológicas. 


Essa é mais uma triste marca que demonstra o quanto a nossa sociedade ainda está mergulhada em relações machistas e possuímos uma gestão estadual negligente na criação de políticas públicas de proteção às mulheres do nosso estado.


Só conseguiremos avançar no combate de tantas violências através da nossa luta e de uma sociedade mais consciente. E para isso, se faz urgente a colaboração dos gestores públicos, sobretudo do âmbito estadual, que parecem ter assistido de braços cruzados à Bahia acumular, por exemplo, o maior número de feminicídios do Brasil no ano de 2020, segundo a Rede de Observatório de Segurança.


Sabemos o quanto a caminhada por nossas vidas é árdua, necessária e tem sido construída por muitas mulheres inspiradoras ao longo dos tempos. E diante desse cenário de descaso referido, precisamos aproveitar todo e qualquer momento para reforçarmos a nossa luta pelo direito à vida e por igualdade. Fico imensamente esperançosa quando vejo essa busca por uma sociedade igualitária entre homens e mulheres se tornando mais difundida entre todos. 


Por isso, faço questão de reafirmar sempre: o mês de março é uma período para ampliarmos ainda mais o alcance da nossa luta e analisar o quanto ainda precisamos avançar em todos os outros meses do ano. Afinal de contas, março é um único mês no calendário todo. Temos outros onze meses para colocarmos em ação tudo que é urgente para alcançarmos uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária para as mulheres. 


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Isabela Sousa

Isabela Sousa

Ativista pela redução das desigualdades, filha mais velha de quatro irmãos e fundadora do Move Bahia. Essa é Isabela Sousa, uma jovem de Campinas de Pirajá que cresceu sentindo na pele as dificuldades de uma realidade periférica de Salvador. Hoje, é uma formanda em Direito que sonha pela igualdade de oportunidades e tem a educação como pilar das transformações que a sociedade precisa. Aos 25 anos, Isabela já foi embaixadora do movimento Mapa Educação, é Líder Estadual do Movimento Acredito e representou o Brasil no maior congresso de jovens líderes do mundo, o One Young World, em Londres.

Instagram: @isabelasousaba

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.