Cidadania

A mãe natureza pede socorro

Colunista On: Isabela SousaAtivista pela redução das desigualdades e fundadora do Move Bahia
A mãe natureza pede socorro

Foto: ilustrativa/Pexels

 


A primeira semana do mês de junho é inteiramente dedicada ao meio ambiente. Um período em que se intensifica as ações de conscientização para a preservação da mãe natureza. E  aqui vai um alerta: nunca foi tão urgente cuidar do meio ambiente! Nos últimos meses temos presenciado diversas tragédias ambientais no Brasil e no mundo por conta da degradação ambiental e mudanças climáticas.


Só nos últimos seis meses, acompanhamos tragédias devido às fortes chuvas em Recife, Petrópolis (RJ), no Sul da Bahia, São Paulo e Minas Gerais. As chuvas têm gerado cenários de total devastação por onde passam. E tudo isso poderia ter sido evitado.


O meio ambiente já tem dado indícios há anos e pouco temos feito para impedir esse caos ambiental que provoca mortes e destruições. Tem sido muito triste acompanhar tantas tragédias ambientais nos últimos tempos. A mais recente, na cidade de Recife (PE) e região metropolitana, vitimou 128 pessoas e deixou cerca de 71 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas após as chuvas.


Além de toda solidariedade às vítimas dessas regiões que têm sido fortemente afetadas, se faz urgente a criação de um plano de prevenção eficiente para que novas tragédias não ocorram. Atualmente, parlamentares tentam pautar o Projeto de Lei 4129/2021, que propõe que cidades tenham planos de adaptação às mudanças climáticas.


 A proposta, que é da deputada Tabata Amaral (PSB-SP) e de outros seis deputados, tem como objetivo implementar “medidas para reduzir a vulnerabilidade da sociedade, da economia e do meio ambiente frente aos efeitos esperados da mudança do clima”.


“Pelo projeto, os planos de adaptação às mudanças do clima deverão adotar diretrizes como gestão e redução do risco climático, estabelecimento de instrumentos financeiros e socioambientais para adaptação da sociedade e do meio ambiente, e previsão de medidas para enfrentamento dos desastres naturais mais recorrentes”, de acordo com o detalhamento do projeto publicado na Agência Câmara de Notícias.


O desafio é grande e estamos à beira de desastres ainda maiores. Por isso, planos de prevenção, como o desse Projeto de Lei 4129/2021, são fundamentais para encontrarmos saídas para essa situação caótica. A mãe natureza pede socorro e precisamos de medidas urgentes para preservar nosso presente e o futuro. 


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Isabela Sousa

Isabela Sousa

Ativista pela redução das desigualdades, filha mais velha de quatro irmãos e fundadora do Move Bahia. Essa é Isabela Sousa, uma jovem de Campinas de Pirajá que cresceu sentindo na pele as dificuldades de uma realidade periférica de Salvador. Hoje, é uma formanda em Direito que sonha pela igualdade de oportunidades e tem a educação como pilar das transformações que a sociedade precisa. Aos 25 anos, Isabela já foi embaixadora do movimento Mapa Educação, é Líder Estadual do Movimento Acredito e representou o Brasil no maior congresso de jovens líderes do mundo, o One Young World, em Londres.

Instagram: @isabelasousaba

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.