Metaverso e "life long learn": o que eu vivi no Congresso de Personal Organizer Brasil
Foto: reprodução/Instagram (@bembacanalocacoes)
Desde 2016, quando fiz a formação para me tornar personal organizer, que não paro de estudar e investir neste mercado, seja com livros, congressos e/ou cursos. Antes da formação profissional, eu já havia participado de cursos pockets sobre organização e de um encontro de personal organizers do Nordeste que aconteceu aqui em Salvador. Mas, quando fui pela primeira vez ao Congresso de Personal Organizer Brasil, vi como existia um mercado gigante.
Participar do Congresso me permitiu estar conectada com o que há de mais atual no mercado da organização. Sempre tenho uma virada de chave após cada evento. É um momento também de estar antenada aos produtos organizadores e realizar muito networking. Trocar ideias com colegas de profissão que atuam em outras praças, possibilita trazer novas práticas para nossa realidade. Muitas vezes, basta mudar o ângulo do olhar apenas 15° e você já consegue resultados diferentes e melhores, mas isso só é possível quando você se permite estar aberto ao novo.
No Congresso de Organização 2022 foi apresentado, no primeiro dia, dados interessantes sobre o mercado, tanto na visão do cliente contratante, quanto na visão de nós profissionais que atuamos neste mercado. Algo que me chamou a atenção rapidamente foi o resultado sobre a procura dos ambientes a serem organizados. Armários e Closets continuam sendo os ambientes mais demandados para organizar. O que me surpreendeu foi o segundo lugar: antes dominado pela Cozinha, agora é o Home office que ocupa esta posição. Imagino que esta procura deva ser pelo movimento novo de trabalho. A pandemia trouxe novos formatos e muitas empresas adotaram o "100% home office" ou, pelo menos, o sistema híbrido. Vamos ficar ligados nessa dica.
Outro dado divulgado, mas que não é notícia nova, é que as pessoas atribuem a falta de tempo como fator principal para não dar início a organização. Eu abordo a falta de tempo no meu curso "Como nos tornar organizados", pois é um dos hábitos a serem desenvolvidos para ser uma pessoa mais organizada.
Muito foi dito sobre a jornada do empreender e a jornada do cliente, mas me senti ouvida na palestra de Maryana com Y - ela que é especialista em bom humor. "Comediante faz pessoas rirem, o bem-humorado faz as pessoas se sentirem bem ao seu lado". Maryana trouxe sobre o propósito, cumprir o seu chamado. Para quem acredita em Deus, cumprir o que Ele colocou no nosso coração; para quem não acredita, ouvir sua essência, o seu segundo eu. Ela começou sua palestra com uma pergunta que mexe comigo há alguns anos: "O que te faz memorável?" É uma pergunta profunda e que, para mim, responde quanto ao legado que quero deixar no mundo.
E você, leitor, o que te faz memorável?
Outro painel muito interessante foi sobre a faixa etária das profissionais de organização. Antes um mercado predominante de mulheres entre as faixas adultas compreendidas entre 30-50 anos. Hoje no mercado de organização você encontra profissionais de 18 anos até 80 anos de idade. E foi tão lindo ver o depoimento de uma senhora de 80 anos que, por influência dos seus netos, fez a formação e atua hoje como Personal Organizer. É tão bom ver pessoas sendo úteis quando muitos pensam que agora é só esperar a hora da morte chegar. Que grande inspiração esse painel!
O congresso abordou também sobre o "morar do futuro", como o metaverso pode e vai revolucionar a forma que prestamos o serviço de organização e vendas de produtos ligados à casa. Já é realidade fora do país o aluguel de móveis para casas e aqui no Brasil não é diferente. Já existe uma startup que vai começar a operação agora em setembro de 2022 na capital paulista e na grande São Paulo – A empresa se chama "Bem Bacana".
Foi interessante ouvir a fundadora, pois foi praticando o "Life Long Learn", que em um evento em Portugal ela ouviu a diretora da Ikea falando que eles já estavam alugando móveis para casas. Ela guardou essa informação e usou no momento certo para transformar a empresa dela - de aluguel de móveis para festas -, para aluguel de móveis para casas. Quem se lembra que o setor de eventos foi o primeiro a fechar e o último a voltar com a pandemia? Ela ficou meses sem fazer locação. Se Andrea Ortiz não estivesse em contínuo movimento de aprendizado, talvez não tivesse o negócio de aluguéis que tem hoje. E eu que moro aqui em Salvador já fico na torcida da "Bem Bacana" chegar logo por aqui. Já pensou ter em sua casa seus moveis preferidos, sem precisar disponibilizar aquela grana toda para comprá-los e poder alugar e mudar sempre que sentir necessidade? Móveis que fazem seu estilo e sem precisar, de fato, comprar? Viva a era da experiência.
Estar em constante aprendizado faz parte da minha essência, da minha caminhada. Sou curiosa e gosto de testar, aprender o novo, experimentar. E você: tem se mantido em constante aprendizado? Me conta aí!
Foto: arquivo pessoal
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.