Decoração

O poder da indignação

Colunista On: Anne KellyOrganizada e Empreendedora
O poder da indignação

Foto: ilustrativa/Pexels

 


Você já se observou em momentos da sua vida, quando ficou indignado com algo? Se você nunca parou para observar, esse é o momento.


Pare a leitura deste texto e puxe à memória lembranças de momentos de indignação.


Agora que você parou e puxou as lembranças... conseguiu sentir uma emoção de coração acelerado? Uma energia de raiva?


Como diz minha terapeuta, Dorath, a energia da raiva também é boa. 'Nada' e 'tudo' não é bom e nem ruim. A questão é entender como a energia está sendo utilizada, se de forma funcional ou disfuncional.


Aprendi com minhas sessões de terapia, com base na constelação familiar, que a energia da raiva é que nos faz agir. E é sobre isso que vamos falar na coluna de hoje.


Comecei fazendo você lembrar de momentos de indignação. Agora que essa memória está fresquinha na sua consciência, observe como foram suas atitudes de movimento e de reação em cada situação.


Um exemplo raso pra você ir pegando a essência do poder da indignação: você chega na cozinha de manhã (pratos sujos), você chega na cozinha meio dia (nenhum prato limpo)... e você pensando 'meu Deus, ninguém vai lavar? Se eu não fizer ninguém faz?'. Aí você chega pela noite e piorou - nenhum copo limpo pra beber uma água. Esse foi o ponto final para surgir de dentro de você a indignação. E você arregaça a manga. E dentro de minutos resolve a sujeira e a falta de pratos e copos limpos que te incomodava.  A indignação despertou o poder de agir. 


Então, vamos ao nosso tema central: organização. Observe sua vida. Você vem vivendo no caos, vida bagunçada, lençol de elástico nem se fala. Embolado e jogado dentro do guarda-roupa;


Gaveta de documentos: 'aff', esperando por um filho de Deus em casa que tenha a consciência e pare para organizar; os brinquedos das crianças, esperando por uma luz iluminada da varinha mágica da organização para deixar tudo em ordem. Você reza pra que sua colaboradora em casa aprenda a organizar (detalhe que você nem ensina a ela, às vezes, por não saber mesmo como ensinar as técnicas de organização. Nem todo mundo tem a mente de que forma deve organizar), mas você espera isso dela de forma inconsciente. 


E você continua pensando. Só você e seu pensamento sabe dessa conversa. 'Poxa, tomara que ela depois de lavar as taças deixe todas separadinhas: taxas de vinho, taças de Champagne'. Essa é a sua torcida. Mas, quando você chega em casa e abre o armário, estão todas lá misturadas. Taça de Champagne junto com taça de vinho, com copo e etc. Você vem vivendo tudo isso. 


Mas, chega um momento que você dá um basta! E peita com vontade. Agora vou dar um jeito. Vou resolver isso daqui. Já que ninguém fez, eu vou fazer. Essa é sua indignação. E ela é genuína. Observe como você utiliza desse momento de revolta e vai lá e resolve? Prontamente começa a organizar. Se não sabe, vai lá e pede ajuda, seja a um amigo, seja a uma personal organizer. Você decide ensinar a sua colaboradora. E vai prontamente na Harmo comprar os organizares que precisa. Você dá um jeito e faz. Chamo essa energia de que quem quer ir lá e resolver. 


Você percebeu como é bom usar dessa energia em vários momentos da nossa vida? Às vezes você está trabalhando em um lugar que não te traz uma boa renda, ou, às vezes, traz um salário bom, mas o ambiente e as pessoas que trabalham ao seu redor são tóxicas, e você só vem adoecendo. Porém, se você se indignar com este cenário você vai lá e faz o cenário mudar. Ou você muda de emprego, ou você muda de setor, ou você larga o CLT e vai empreender. 


O poder da indignação faz a gente agir. Nos faz dar um próximo passo. E você, com o que vai se indignar no dia de hoje?


*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Anne Kelly

Anne Kelly

Foi inspirada pela "bagunça" que eu decidi mudar minha vida mergulhando fundo no mundo da organização. Como esse não era um dom nato, foi preciso muito estudo e dedicação para que o que, antes, era apenas um desejo de melhorar minha qualidade de vida se tornasse a fonte de renda da minha família. Há cinco anos fundamos a Harmo, loja especializada em organização onde levamos muita orientação e transformação, gerando bem estar, praticidade e felicidades para as pessoas.

Instagram: @lojaharmo.organize

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.