Voto por "prazer": conheça os eleitores que não são obrigados a comparecer às urnas, mas não perdem uma eleição
Os portões dos colégios eleitorais da capital baiana foram abertos pontualmente às 8h deste domingo (2/10).
Acima dos 70 anos, o voto é facultativo, mas, aos 81 anos, Alvina Marques afirmou que "precisava votar". Neste domingo (2/10), ela fez questão de exercer seu direito de cidadã e compareceu à Universidade Católica do Salvador (Ucsal), em Pituaçu, Salvador, para digitar seus números na urna.
Ela foi jundo com a irmã, Ada, de 77, que também engloba o grupo do voto facultativo, e sua única queixa foi a acessibilidade, já que é cadeirante.
DADOS
"Os portões dos colégios eleitorais da capital baiana foram abertos pontualmente às 8h deste domingo (2/10). Mais de 11,2 milhões de baianos estão aptos e vão às urnas exercer a cidadania e escolher os candidatos ao Senado, Câmara, Governo e presidente do país.
O maior grupo de eleitores é o da faixa etária de 35 a 39 anos, que compreende 1.233.393 pessoas, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).
Há, no entanto, grupos que não precisam votar, tampouco justificar ausência. São os jovens de 16 e 17 anos e os idosos de 70 anos de idade ou mais. Ficar ausente deste momento, no entanto, é encarado como ofensa para a aposentada Maria Conceição, de 78 anos.
VEJA A MATÉRIA EM VÍDEO: