Salvador pode ganhar biblioteca municipal; confira detalhes
Um projeto da Câmara Municipal prevê a criação de uma biblioteca municipal no espaço do Sebo Brandão, no Centro
Por Lucas Pereira.
A cidade de Salvador pode receber uma nova biblioteca pública municipal em breve. Um projeto de indicação que tramita na Câmara de Vereadores propõe transformar o antigo Sebo Brandão, tradicional espaço cultural do Centro Histórico, em uma biblioteca aberta à população.
Fundado em 1969, o Sebo Brandão funcionou por 55 anos até fechar as portas, no ano de 2024. O imóvel tem cerca de 400 m² e abriga mais de 80 mil obras que vão de clássicos da literatura a exemplares raros de diversas áreas do conhecimento. O local era conhecido como um ponto de encontro para amantes da leitura e pesquisadores.
+Dia do Bibliotecário: profissionais defendem importância das bibliotecas para transformação social
Segundo o texto da proposta, a criação da biblioteca tem como objetivo “democratizar o acesso ao livro e à leitura para toda a população, especialmente para estudantes e pesquisadores que dependem de espaços acessíveis para consulta e estudo”. O projeto também visa contribuir para a revitalização do Centro Histórico, ao valorizar o patrimônio cultural da cidade.
De autoria do vereador João Cláudio Bacelar (Podemos), a proposta destaca a importância de requalificar o espaço para suprir a carência de bibliotecas públicas em Salvador.
“O objetivo é promover o hábito da leitura e recuperar uma lacuna cultural da cidade. Com a preservação histórica e arquitetônica, o espaço poderá sediar palestras, oficinas, lançamentos de livros e exposições, atraindo leitores, editoras e autores independentes, além de movimentar a economia criativa”, explicou o vereador.
Após análise e aprovação no plenário da Câmara, o projeto seguirá para sanção do prefeito Bruno Reis.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).