Déficit de ônibus climatizados: oposição cobra fiscalização da Câmara
Aladilce repercutiu matéria do Aratu On que revelou déficit de aproximadamente 400 ônibus climatizados em Salvador
Por Matheus Caldas.
Líder da oposição na Câmara de Salvador, a vereadora Aladilce Souza (PT) cobrou “posicionamento firme” do Legislativo municipal para que as empresas que compõem o Consórcio Integra entreguem os ônibus climatizados estipulados num acordo firmado entre prefeitura, Ministério Público (MP-BA) e as concessionárias do transporte público da capital.
Aladilce repercutiu matéria do Aratu On que revelou déficit de aproximadamente 400 ônibus climatizados na capital. “Esse TAC [Termo de Ajustamento de Conduta] não vem sendo cumprido. Não é só a questão do número de ônibus com ar-condicionado, mas também a idade da frota, que está envelhecida, e a supressão de linhas, que tem prejudicado milhares de pessoas em Salvador”, pontuou, em entrevista a veículos de imprensa nesta quinta-feira (10).
De acordo com dados obtidos pela reportagem via Lei de Acesso à Informação, Salvador deveria ter ao menos mil veículos climatizados até junho de 2022. No entanto, até o momento, 602 circulam nas ruas da cidade.
As empresas, por outro lado, sustentam terem cumprido o acordo e atribuem o déficit à falência da Concessionária Salvador Norte, em 2021 – a empresa não entregou nenhum ônibus com ar-condicionado desde a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), em 2019.
A vereadora assegura que a oposição seguirá cobrando da Secretaria de Mobilidade (Semob) a resolução do problema. “O povo de Salvador paga a tarifa mais cara do Nordeste. É a quinta maior do país, até mais cara que em São Paulo. E, mesmo com o subsídio do município, o serviço não melhora. Vamos cobrar firmemente o cumprimento do TAC e a melhoria no transporte público”, concluiu.
O contingente de mil ônibus climatizados foi estipulado no TAC, assinado em 2019, mas não integralmente cumprido até o momento. O documento embasou a sanção de lei que isentou as empresas de pagarem ISS, principal imposto municipal, até dezembro deste ano.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).