Igreja de Santo Antônio Além do Carmo ganha status de Santuário

A Igreja de Santo Antônio Além do Carmo será elevado a Santuário Arquidiocesano em Missa Solene neste sábado (31), presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha

Por Lucas Pereira.

A Igreja de Santo Antônio Além do Carmo, localizada no Centro Histórico de Salvador, será oficialmente elevada à condição de Santuário Arquidiocesano, no próximo sábado, 31 de maio de 2025. A celebração solene, marcada para as 19h, será presidida pelo Arcebispo de São Salvador da Bahia, Cardeal Dom Sergio da Rocha, e deverá reunir fiéis de várias partes da cidade e do estado.

Foto: Reprodução/patrimonioespiritual.org

Fundado em 1594 por Cristóvão de Aguiar Daltro, a Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio Além do Carmo é uma das igrejas mais antigas da capital baiana. Sua origem como uma capela de pau a pique e sua posição geográfica “além” dos limites coloniais da cidade marcam sua importância histórica. A igreja foi palco de eventos cruciais, como a resistência às invasões holandesas, e foi nela que o padre Antônio Vieira pregou seu famoso sermão “À beira das trincheiras”.

Com o passar dos anos, a construção foi sendo ampliada e reformada, assumindo características do estilo rococó. Um dos elementos mais emblemáticos da igreja é a fachada assimétrica com uma única torre inacabada — cuja história está ligada à lenda de um coronel que prometeu finalizar a obra apenas quando sua filha se casasse, o que nunca aconteceu.

Igreja de Santo Antônio Além do Carmo ganha status de Santuário

A decisão de elevar a Igreja a Santuário foi motivada pela forte devoção popular a Santo Antônio. “Mais de 10 mil pessoas participaram da trezena campal no ano passado. É o povo que faz o santuário, escolhendo esse lugar como referência espiritual e de peregrinação”, explica o pároco, padre Jailson Jesus.

Embora não tenha sido oficialmente declarado padroeiro da cidade pela Igreja, Santo Antônio é considerado pela população o primeiro protetor de Salvador. A devoção ao santo remonta à fundação da própria igreja, sendo a primeira do Brasil dedicada a ele, e está presente até mesmo em lendas populares, como a de sua aparição durante a luta pela independência da Bahia.

Com o novo título, o Santuário passa a ter uma missão ampliada. “Um Santuário precisa estar aberto à acolhida diária, à escuta, à confissão, à direção espiritual. Ele se torna um ponto de referência na espiritualidade da cidade e da diocese, no nosso caso, da Arquidiocese”, afirma o padre Jailson. A estrutura também será reforçada para fortalecer ações de evangelização, catequese, formação pastoral e atividades de caridade.

A elevação da igreja representa não apenas um reconhecimento institucional, mas também um novo impulso para o fortalecimento da fé e da identidade religiosa em Salvador. “Santo Antônio é um fenômeno nacional, mas aqui ele é parte viva da história e da alma do povo baiano”, resume o pároco.

O que é um Santuário?

Na tradição católica, um Santuário é um local de especial devoção, frequentemente associado a fatos históricos de fé ou manifestações da piedade popular. Ao contrário da paróquia, que atende a um território específico, o Santuário é voltado à peregrinação e acolhe fiéis de diversas regiões, com ênfase em escuta, confissão e celebrações eucarísticas.

Segundo o padre Jailson, “não é a paróquia que se torna Santuário, mas a Igreja Matriz que recebe essa elevação”. A Paróquia continuará com suas funções pastorais e jurídicas, mas a identidade principal passa a ser do Santuário. “Este ano, nós estamos celebrando os 830 anos do nascimento de Santo Antônio. Então, a elevação desta Igreja a Santuário é um presente da Arquidiocese para aquele que foi considerado o padroeiro da cidade de São Salvador”, conclui.

A cerimônia de elevação da Igreja de Santo Antônio Além do Carmo será presidida pelo Arcebispo Dom Sérgio da Rocha. Foto: Sara Gomes

 

 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.