Leoa retorna ao recinto após morte de jovem: 'Ela está muito bem'
Leoa voltou ao recinto na quinta-feira (4), após quatro dias em isolamento, depois da morte do jovem que invadiu o espaço
A leoa que atacou o jovem Gerson de Melo Machado, 19 anos, no último domingo (30), retornou ao recinto do Parque Arruda Câmara, conhecido como Bica, em João Pessoa. O animal voltou ao espaço na quinta-feira (4), após quatro dias em isolamento.

Segundo a direção do parque, mesmo após o retorno, a leoa continuará sendo monitorada pela equipe técnica. O animal apresentou sinais de estresse após o episódio, mas vem respondendo positivamente aos cuidados e mostrando melhoria gradual.
Nas redes sociais, o Zoológico informou que em nenhum momento foi cogitada a possibilidade de eutanásia.
“A Leona está saudável, não apresenta comportamento agressivo fora do contexto do ocorrido e não será sacrificada. O protocolo em situações como essa prevê exatamente o que está sendo feito: monitoramento, avaliação comportamental e cuidados especializados”, diz a nota.
Leona nasceu no Parque Zoobotânico Arruda Câmara em 2006, filha de Darah e Sadam, com quem conviveu até a morte dos dois. Ela dividiu o recinto por alguns meses com Simba, um leão macho que também veio a óbito.

Desde então, ela permanece sozinha. Há três anos, a Bica chegou a receber outra leoa, vinda de Teresina, mas as duas não se adaptaram ao convívio e precisaram ser mantidas separadas.
Morte de jovem
A Polícia Civil informou que não identificou falhas de segurança no recinto do parque. Segundo a investigação, Gerson escalou uma parede de mais de seis metros, ultrapassou grades de proteção e se pendurou em uma árvore para acessar a área interna. A leoa acompanhou a movimentação e atacou o jovem pelo pescoço quando ele começou a descer da árvore.
A vítima, que tinha problemas de saúde mental, morreu no local.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).