Ataque à igreja deixa dezenas de mortos no leste do Congo

Ataque a igreja deixa dezenas de mortos no leste do Congo

Por Juana Castro.

Pelo menos 43 pessoas foram mortas em um ataque brutal das Forças Democráticas Aliadas (ADF) a uma igreja católica na cidade de Komanda, no nordeste da República Democrática do Congo. A situação foi registrada no último domingo (27).

Foto: reprodução/X (@ChristianEmerg1)

As ADF, grupo insurgente com ligações com o Estado Islâmico, invadiram o templo durante uma celebração religiosa. “A maioria das vítimas teria sido esfaqueada num local de culto. Várias pessoas foram raptadas. Casas e lojas também foram incendiadas, agravando uma situação humanitária já extremamente preocupante”, afirmou a vice-chefe da Monusco, em comunicado divulgado na noite de domingo.

“Esses ataques direcionados a civis indefesos, especialmente em locais de culto, não são apenas revoltantes, mas também contrários a todas as normas de direitos humanos e do direito internacional humanitário”, acrescentou a nota.

Ataque à igreja no Congo marca 'fim da calmaria' na região de Ituri

O massacre marcou o fim de um período de relativa tranquilidade na região de Ituri, que faz fronteira com Uganda. Em fevereiro, um ataque semelhante das ADF deixou 23 mortos no território de Mambasa.

+ Tragédia no Congo: barco pega fogo e deixa ao menos 148 mortos

O Exército congolês classificou o episódio como um “massacre em larga escala” e declarou que os rebeldes decidiram “se vingar de populações pacíficas indefesas para espalhar o terror”. O leste do Congo é considerado uma das áreas mais perigosas do mundo devido à atuação de dezenas de grupos armados.

Foto: reprodução/X (@ChristianEmerg1)

Papa Leão XIV se manifesta sobre ataque à igreja no Congo

Em um telegrama assinado pelo cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, o Papa Leão XIV expressou “profunda consternação e dor” pelo atentado à Paróquia Bem-Aventurada Anuarite, ocorrido durante uma celebração religiosa.

“Com consternação e profunda aflição”, diz a mensagem endereçada a dom Fulgence Muteba Mugalu, presidente da Conferência Episcopal Nacional do Congo (CENCO), o pontífice “se une ao luto das famílias e da comunidade cristã gravemente atingidas, manifestando-lhes sua proximidade e assegurando-lhes sua oração”.

O Papa recordou ainda que “essa tragédia nos convida ainda mais a trabalhar pelo desenvolvimento humano integral da população ferida desta região” e pediu que “o sangue destes mártires seja semente de paz, reconciliação, fraternidade e amor para todo o povo congolês”.

Ao final da mensagem, Leão XIV concedeu sua Bênção Apostólica à paróquia de Komanda, às famílias enlutadas e a toda a nação congolesa.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.