Tragédia no Congo: barco pega fogo e deixa ao menos 148 mortos
Barco pegou fogo no Congo e deixou ao menos 148 mortos e centenas de desaparecidos, incluindo crianças
Por Da Redação.
Ao menos 148 pessoas morreram após um barco de madeira pegar fogo e naufragar no Rio Congo, no noroeste da República Democrática do Congo. O acidente ocorreu na última terça-feira (16), e as informações foram confirmadas por autoridades locais na sexta-feira (18), segundo a imprensa internacional.
A embarcação, chamada HB Kongolo, transportava cerca de 500 passageiros, entre eles mulheres e crianças, quando pegou fogo e virou nas proximidades da cidade de Mbandaka. O barco havia deixado o porto de Matankumu com destino ao território de Bolomba.
De acordo com a Sky News, cerca de 100 sobreviventes foram resgatados e levados para um abrigo improvisado na prefeitura local. Pessoas com queimaduras foram encaminhadas a hospitais da região.
Segundo Compétent Loyoko, comissário fluvial local ouvido pela Associated Press, o incêndio teria começado quando uma mulher cozinhava a bordo da embarcação. Diversos passageiros morreram ao se lançarem no rio, sem saber nadar.
As autoridades estimam que centenas de pessoas ainda estejam desaparecidas. Inicialmente, o número de mortos havia sido estimado em 50.
Acidentes com barcos são frequentes no Congo, onde embarcações antigas e superlotadas são comuns devido à escassez de opções de transporte entre vilarejos ribeirinhos.
Em 2024, outros dois grandes acidentes já haviam sido registrados no país: 78 pessoas morreram após o naufrágio de uma embarcação no Lago Kivu, no leste do país, e outras 22 morreram quando um barco fluvial afundou no oeste do Congo, em dezembro.
*Com informações da Reuters
+ Idosa de 80 anos sobrevive à queda do sexto andar na Rússia; vídeo
+ Embarcação vira e cinco morrem em travessia entre Ilha e Madre de Deus
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).