Cidade

Fundação bate recorde de atendimento pelo Serviço Família Acolhedora de crianças e adolescentes

Até o mês de novembro, 12 crianças e adolescentes tiveram o benefício do serviço

Por Da Redação

Fundação bate recorde de atendimento pelo Serviço Família Acolhedora de crianças e adolescentesDivulgação

Desenvolvido pela Fundação Cidade Mãe (FCM), o Serviço Família Acolhedora, que visa o acolhimento de crianças e adolescentes de até 18 anos em risco pessoal e social, que estejam sob medida protetiva em Salvador bateu recorde de atendimento neste ano de 2024. Até o mês de novembro, 12 crianças e adolescentes tiveram o benefício do serviço. 


A proposta do SFA é a não institucionalização de crianças e adolescentes que necessitam se afastar da família de origem. Ao invés de serem acolhidos em UAI’s, esse público é acolhido em uma família, previamente cadastrada e capacitada para recebe-lo. Enquanto a equipe técnica trabalha a família de origem para que ela possa se reestruturar, a criança e/ou o adolescente permanece em acolhimento familiar, que é acompanhado de perto pelos técnicos do serviço.


Em 2021, sete crianças e adolescentes foram atendidas, já em 2022, oito, em 2023, dez, e neste ano, até o momento, 12. A presidente da Fundação Cidade Mãe, Isabela Argolo, comemorou o crescimento do Família Acolhedora. 


"O Serviço Família Acolhedora funciona como uma verdadeira ferramenta de transformação de realidade e realização de sonhos. As família que passam pelo SFA, bem como as crianças e adolescentes, testemunham o quão importante é abraçar os nossos meninos e meninas que precisam, por algum motivo, deste acolhimento. Seguiremos neste propósito, capacitando família e preparando cada vez mais as nossas crianças e adolescentes para o futuro", disse Isabela. 


Para as famílias participarem do processo, elas são capacitadas por meio de oficiais, seminários e palestras, além do acompanhamento de equipe própria da fundação. Visitas domiciliares são realizadas, com atendimento psicossocial e encontros entre as famílias acolhedoras.


Ainda para ser voluntário do serviço, os candidatos devem ter idade mínima de 21 anos, não possuir vínculo de parentesco com criança ou adolescente em processo de acolhimento e possuir moradia fixa em Salvador há mais de dois anos.


Outras informações sobre o projeto estão disponíveis no site familiaacolhedora.salvador.ba.gov.br.


LEIA MAIS: Primeira etapa da fábrica da BYD em Camaçari deve ser entregue no início de 2025


Siga a gente no InstaFacebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.