Primeira etapa da fábrica da BYD em Camaçari deve ser entregue no início de 2025
Anúncio aconteceu nesta segunda-feira (2) durante visita técnica do governador Jerônimo Rodrigues (PT) às obras da planta
Com atraso em relação ao calendário inicial, a primeira etapa da fábrica da BYD, em Camaçari, deve ser entregue no início de 2025 - anteriormente, a expectativa é que a inauguração acontecesse ainda no final de 2024. A planta é instalada onde, anteriormente, funcionava a Ford, cuja estrutura foi considerada ultrapassada pelos chineses.
A informação foi divulgada nesta segunda-feira (2) em visita técnica do governador Jerônimo Rodrigues (PT) às obras da planta. Ele esteve acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, da vice-presidente executiva global da montadora, Stella Li, além de deputados, secretários e do prefeito eleito de Camaçari, Luiz Caetano (PT).
No evento, a BYD anunciou projetos de cooperação para capacitação, na China, de técnicos e engenheiros brasileiros.
Jerônimo falou sobre assunto. Para ele, a prioridade é que a maioria das 10 mil vagas de emprego para 2025 sejam preenchidas por baianos.
“É preciso que a gente faça esse esforço: o governo federal, do estado, o município. Vamos trazer para perto o Senai-Cimatec, as faculdades, a Sertre”, projetou.
O governador elencou a falta de capacitação da mão de obra no Brasil como um gargalo apresentado pelos chineses. Daí o projeto para capacitação dos brasileiros, inclusive com cursos de formação em fábricas e universidades chinesas.
Rui Costa, por sua vez, ressaltou projetos de intercâmbio com escolas de Camaçari, com o Senai-Cimatec e a Universidade Federal da Bahia para acelerar a capacitação de profissionais.
Em paralelo, as obras seguem. A primeira etapa, prevista para ser entregue no início do próximo ano, antecede a segunda, cuja expectativa de inauguração é ainda em 2025. Até este ponto, serão montados apenas veículos de passeio.
Foto: Matheus Caldas
De acordo com Rui Costa, o planejamento é que, em 2026, haja o início de outra etapa: a construção da unidade que montará ônibus elétricos. A partir desta fase, a oferta de empregos saltaria de 10 mil para 20 mil.
Jerônimo anunciou, ainda, que estuda linhas de financiamento para que municípios substituam integralmente os veículos que utilizam combustíveis fósseis por elétricos.
Foto: Matheus Caldas
LEIA MAIS: ’A Petrobras voltou à Bahia’, diz gerente geral da estatal durante evento em Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).