Delegado alerta sobre golpe via WhatsApp em Salvador; veja como se prevenir
Na Polícia Civil da Bahia, as vítimas de estelionatos desta natureza devem procurar a delegacia mais próxima ou a Delegacia Virtual.
As mensagens surgem de contatos desconhecidos ou são encaminhadas por amigos, quando tornam-se ainda mais perigosas. Elas costumam destacar a possibilidade de recebimento de valores em dinheiro, sugerindo que o destinatário clique em um link, mas é justamente aí que mora o perigo.
Estelionatários e até presidiários têm se dedicado a aplicar golpes via redes sociais, mais ultimamente através do aplicativo WhatsApp. Eles induzem a pessoa contactada a acreditar que está realizando uma consulta sobre possíveis valores a serem recebidos mas, na verdade, através do link disponibilizado, acabam tendo acesso a informações pessoais das vítimas, além de, através de diálogos falsos, induzirem as pessoas a realizarem transferências e pagamentos.
O titular da DreofCyber, delegado Charles Leão, alerta a população. "Atualmente, há uma grande exposição virtual. Os aplicativos de mensagens e outras ferramentas, como o PIX, são recentes, mas, nestes dias, não imaginamos que possamos viver sem eles. Entretanto, só confie após verificar minuciosamente, pois a regra de ouro no ambiente virtual é não confiar", esclarece o delegado responsável pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Estelionato por Meio Eletrônico (DreofCyber), unidade especializada em crimes contra o patrimônio praticados por meio virtual.
"Uma dica importante é ter muita cautela para sites que não terminam em ‘com.br’. Um exemplo são sites terminados em .ru, os quais se tratam de um site russo. Outra opção também é fazer consultas ao site http://www.virustotal.com/gui/home/url, onde é possível verificar se a página é reportada como falsa, o que é conhecido como ‘phishing’, quando um site é criado de forma fraudulenta para obter dados e informações da vítima", aconselha Leão.
Na Polícia Civil da Bahia, as vítimas de estelionatos desta natureza devem procurar a delegacia mais próxima ou a Delegacia Virtual.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!