Banco internacional aprova crédito de R$ 728 milhões à Bahia para obras da Ponte Salvador-Itaparica
Não há detalhes sobre para qual etapa da obra os recursos seriam destinados
Divulgação
O Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) aprovou, na última quinta-feira (14), uma operação de crédito de cerca de R$ 728 milhões (na cotação atual do dólar) para financiamento das obras da Ponte Salvador-Itaparica.
A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do banco, que deliberou a liberação do crédito durante reunião realizada na última semana, em Santiago de Compostela, na Espanha.
Presidente executivo do CAF, Sergio Díaz-Granados falou sobre a relação entre a instituição bancária e o Brasil. “A relação cada vez mais estreita entre o CAF e o Brasil avança na direção do desenvolvimento sustentável, com uma abordagem verde e inclusiva, de longo prazo e de amplo alcance, através de diversas iniciativas focadas nas pessoas e na sua qualidade de vida, e na melhoria a competitividade da economia brasileira", disse.
Em nota enviada ao Aratu On, a Secretaria Estadual do Planejamento disse que a verba "será utilizada em parte como aporte ao Fundo Garantidor e Pagador da Ponte - FEGAP e parte como execução direta pela Secretaria Estadual de Infraestrutura - SEINFRA". Além disso, destacou que o pedido segue em análise de outras instâncias, antes de ser encaminhada para aprovação do Senador Federal. Confira a íntegra do texto:
"A Secretaria Estadual do Planejamento, responsável por viabilizar as operações de crédito, transferências de recursos da União e celebração de parcerias financeiras para o desenvolvimento socioeconômico, esclarece que a operação de crédito aprovada pelo CAF - banco de desenvolvimento da América Latina e do Caribe, na última quinta-feira (14), será utilizada em parte como aporte ao Fundo Garantidor e Pagador da Ponte - FEGAP e parte como execução direta pela Secretaria Estadual de Infraestrutura - SEINFRA.
Após a aprovação pelo CAF, o pleito do Estado da Bahia continua em análise pela STN - Secretaria do Tesouro Nacional, que integra o Ministério da Fazenda, e ainda irá tramitar por outras instâncias da estrutura federal, como, por exemplo, a PGN – Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, antes de ser encaminhada para aprovação pelo Senado Federal."
Nesta quinta-feira (19/9), ao programa Linha de Frente, o secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República, Marcus Cavalcanti, afirmou que somente a solução do impasse entre o governo Jerônimo (PT) e concessionária responsável pela obra poderia culminar com a inclusão do projeto no Novo PAC, lançado no início de agosto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No fim de agosto, o governador Jerônimo Rodrigues pressionou as empresas a cumprirem as obrigações contratuais. “Assim que tivermos as respostas, podemos definir o prazo. Se tiver algum empecilho que a gente perceba que vai demorar muito, podem ter certeza que tomarei a decisão de distratar e fazer um novo processo de licitação”, sentenciou.
O custo da obra é o ponto crucial destacado pelo governador para o imbróglio. Segundo ele, o preço inicial, estimado em R$ 6 bilhões, pode chegar a mais de R$ 13 bilhões. Isto se deve, principalmente, ao aumento no preço dos insumos, promovido pela crise global gerada pela pandemia da Covid-19.
Mesmo sem os principais serviços iniciados, a ponte já custou aos cofres públicos estaduais mais de R$ 316 milhões, como aponta levantamento exclusivo feito pelo Aratu On.
No início de setembro, também ao Linha de Frente, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, estimou que as obras da estrutura teriam início ainda este ano, com o início dos processos de dragagem e sondagem.
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A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do banco, que deliberou a liberação do crédito durante reunião realizada na última semana, em Santiago de Compostela, na Espanha.
Presidente executivo do CAF, Sergio Díaz-Granados falou sobre a relação entre a instituição bancária e o Brasil. “A relação cada vez mais estreita entre o CAF e o Brasil avança na direção do desenvolvimento sustentável, com uma abordagem verde e inclusiva, de longo prazo e de amplo alcance, através de diversas iniciativas focadas nas pessoas e na sua qualidade de vida, e na melhoria a competitividade da economia brasileira", disse.
Em nota enviada ao Aratu On, a Secretaria Estadual do Planejamento disse que a verba "será utilizada em parte como aporte ao Fundo Garantidor e Pagador da Ponte - FEGAP e parte como execução direta pela Secretaria Estadual de Infraestrutura - SEINFRA". Além disso, destacou que o pedido segue em análise de outras instâncias, antes de ser encaminhada para aprovação do Senador Federal. Confira a íntegra do texto:
"A Secretaria Estadual do Planejamento, responsável por viabilizar as operações de crédito, transferências de recursos da União e celebração de parcerias financeiras para o desenvolvimento socioeconômico, esclarece que a operação de crédito aprovada pelo CAF - banco de desenvolvimento da América Latina e do Caribe, na última quinta-feira (14), será utilizada em parte como aporte ao Fundo Garantidor e Pagador da Ponte - FEGAP e parte como execução direta pela Secretaria Estadual de Infraestrutura - SEINFRA.
Após a aprovação pelo CAF, o pleito do Estado da Bahia continua em análise pela STN - Secretaria do Tesouro Nacional, que integra o Ministério da Fazenda, e ainda irá tramitar por outras instâncias da estrutura federal, como, por exemplo, a PGN – Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, antes de ser encaminhada para aprovação pelo Senado Federal."
Nesta quinta-feira (19/9), ao programa Linha de Frente, o secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República, Marcus Cavalcanti, afirmou que somente a solução do impasse entre o governo Jerônimo (PT) e concessionária responsável pela obra poderia culminar com a inclusão do projeto no Novo PAC, lançado no início de agosto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No fim de agosto, o governador Jerônimo Rodrigues pressionou as empresas a cumprirem as obrigações contratuais. “Assim que tivermos as respostas, podemos definir o prazo. Se tiver algum empecilho que a gente perceba que vai demorar muito, podem ter certeza que tomarei a decisão de distratar e fazer um novo processo de licitação”, sentenciou.
O custo da obra é o ponto crucial destacado pelo governador para o imbróglio. Segundo ele, o preço inicial, estimado em R$ 6 bilhões, pode chegar a mais de R$ 13 bilhões. Isto se deve, principalmente, ao aumento no preço dos insumos, promovido pela crise global gerada pela pandemia da Covid-19.
Mesmo sem os principais serviços iniciados, a ponte já custou aos cofres públicos estaduais mais de R$ 316 milhões, como aponta levantamento exclusivo feito pelo Aratu On.
No início de setembro, também ao Linha de Frente, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, estimou que as obras da estrutura teriam início ainda este ano, com o início dos processos de dragagem e sondagem.
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