Ponte Salvador-Itaparica: pedágio da travessia pode ultrapassar R$ 45

Valor do pedágio da Ponte Salvador-Itaparica foi estipulado no contrato firmado em 2019

Por Anna Caroline Santiago.

Com a assinatura do novo aditivo contratual que garante o avanço do projeto e o início efetivo das obras da Ponte Salvador-Itaparica, um dos pontos que começa a gerar expectativa é o valor do pedágio. Em conversa com o Aratu ON, o secretário da Casa Civil da Bahia, Afonso Florence, disse que o custo previsto para a travessia será de R$ 45, mas existem questões contratuais que podem fazer o valor ser elevado.

O valor foi definido com base na data-base de janeiro de 2019 e a tendência é inflacionar conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Ainda de acordo com o secretário, o preço do pedágio está previsto em contrato assinado com o Governo da Bahia nesta quarta-feira (4), não cabendo à Concessionária qualquer alteração por conta própria.

Foto: Divulgação | Gov Ba

Vale destacar que os R$ 45 correspondem ao pedágio de ida. A volta deverá custar cerca de R$ 5, caso a estrutura tarifária seja mantida ao final das obras.

A etapa de sondagem da ponte já foi concluída, e agora tem início o cronograma de seis anos para desenvolvimento do projeto executivo, obtenção das licenças e execução das obras. Após a entrega, a Concessionária terá 29 anos de concessão, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com o Governo do Estado.

+ MPF fará audiência sobre impactos da Ponte Salvador-Itaparica

Com a formalização do aditivo, os próximos passos incluem a elaboração do projeto executivo e a mobilização dos canteiros de obras nos municípios de Salvador e Vera Cruz. Conforme o contrato, as obras devem começar em até 12 meses. O novo sistema rodoviário será um vetor de desenvolvimento econômico para a Bahia, com estimativa de geração de sete mil empregos diretos e indiretos.

A maior ponte da América Latina

Com 12,4 quilômetros de extensão sobre lâmina d’água, a Ponte Salvador-Itaparica será a maior da América Latina. O projeto também contempla a construção de novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz.

Na capital, será implantada uma nova estrutura viária de 4 km, ligando a região da Calçada à Água de Meninos, composta por um conjunto de viadutos e dois túneis paralelos aos já existentes na Via Expressa.

Já no município de Vera Cruz, o fluxo de veículos vindo da ponte será escoado por uma nova via expressa de 22 km, que começa em Mar Grande e segue até as imediações de Cacha Pregos. Além disso, haverá a duplicação de um trecho de 8 km da BA-001, entre Cacha Pregos e o início da Ponte do Funil, marcando o fim da área de atuação da Concessionária.

Ponte Salvador-Itaparica. Foto: Divulgação | Gov Ba

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.