AO VIVO Últimas Notícias
15/09/2023 16h49 | Atualizado em 15/09/2023 16h52

Salvador e RMS têm assassinato de Yalorixá, tiroteio, chacina e morte de PF no período de um mês

Confira o andamento das investigações de casos de violência na Bahia que ganharam repercussão nacional nos últimos 30 dias

Salvador e RMS têm assassinato de Yalorixá, tiroteio, chacina e morte de PF no período de um mês Foto: Reprodução
Ananda Costa

Em Salvador e Região Metropolitana, os últimos 30 dias foram marcados por casos de violência com repercussão nacional, como o  assassinato de Mãe Bernadete em Simões Filho (17/8), a chacina em Mata de São João (28/8) , o tiroteio na capital baiana (4/9) e, o mais recente, a morte do Policial Federal no bairro de Valéria, também em Salvador (15/9).

A líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, Yalorixá e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, Maria Bernadete Pacífico, de 72 anos, foi assassinada na noite de uma quinta-feira (17/8) por criminosos que invadiram o terreiro a qual estava com a família. Ao menos três pessoas já foram presas por participação direta ou indireta no assassinato.

A chacina em Mata de São João resultou em dez mortes, entre elas seis adultos e três crianças, na madrugada da ultima segunda-feira do mês de agosto. As execuções foram cometidas em função de um triângulo amoroso quando o assassino foi à casa da sogra e, chegando lá, encontrou o ex da atual namorada no imóvel. A décima morte foi de uma criança de 12 anos de idade que teve 50% do seu corpo queimado.

O inicio do mês de setembro em Salvador foi marcado por um tiroteio no bairro do Alto das Pombas. A partir da noite de domingo (3/9), criminosos ligados ao tráfico de drogas estavam promovendo intensos tiroteios, levando pânico à população local. Mais de dez mortes foram confirmadas durante a semana de tensão e mais de 1.511 alunos da região ficaram sem aulas.

Já na manhã desta sexta-feira (15/9), o Policial Federal identificado como Lucas Caribé foi morto durante Operação Fauda, no bairro de Valéria. A cerimônia de cremação acontecerá na tarde de hoje no cemitério do Bosque da Paz.

LEIA MAIS: Policial federal morre em operação contra criminosos no bairro de Valéria, em Salvador

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!