Cidade

Projeto leva horta em escolas e estimula alimentação saudável de alunos

A retomada do projeto ocorreu na última quinta-feira (15/9), na Escola Municipal Professora Alita Ribeiro de Araújo Soares, no Vale dos Lagos. Com o apoio técnico das equipes da Secis, os pequenos iniciaram o plantio de hortaliças.

Por Da Redação

Projeto leva horta em escolas e estimula alimentação saudável de alunosilustrativa/ Pexels

A retomada de um projeto, voltado para os alunos da rede municipal de educação de Salvador, que visa ensinar sobre a importância da preservação do meio ambiente e de uma alimentação saudável, tem o tema "Horta nas Escolas".


A  iniciativa é promovida pela Prefeitura, por meio das secretarias de Educação (Smed) e de Sustentabilidade e Resiliência (Secis).


A retomada do projeto ocorreu na última quinta-feira (15/9), na Escola Municipal Professora Alita Ribeiro de Araújo Soares, no Vale dos Lagos. Com o apoio técnico das equipes da Secis, os pequenos iniciaram o plantio de hortaliças.


A programação visa expandir gradativamente a estratégia para as demais instituições de ensino da rede, com vistas a incentivar a produção de espécies de hortaliças. O intuito é despertar nos estudantes o hábito da alimentação saudável, bem como, o contato direto com a terra, fomentando uma cultura de educação ambiental.


“É uma forma de estimular desde cedo o contato das crianças com a terra. Além de fortalecer a manutenção de hábitos alimentares saudáveis, também é uma maneira prática de gerar a educação ambiental entre os estudantes”, explicou Marcelle Moraes, titular da Secis.


COMO FUNCIONA 


No projeto, a Smed oferece o espaço dentro da escola para o cultivo e manutenção das hortas. A partir daí, a Secis fica encarregada da estrutura técnica e da orientação para que professores, alunos e comunidade escolar possam preservar e manter o funcionamento do projeto. De acordo com o secretário da Educação, Marcelo Oliveira, a expectativa é que a estratégia seja levada ao maior número possível de escolas públicas da capital baiana.


“As hortas vão ajudar o professor a trabalhar o conteúdo dentro da disciplina que leciona de maneira prática, dinâmica e interativa. É um projeto de extrema importância. Vale destacar que as hortaliças colhidas no projeto serão encaminhadas para merenda escolar, propiciando aos alunos gêneros alimentícios saudáveis, frescos e livres de agrotóxicos”, destacou.


LEIA MAIS: Não recebeu a restituição do Imposto de Renda? Saiba quando será liberada a consulta ao último lote


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.