Participação cidadã na Bahia: veja como fazer denúncias e mandar sugestões
Conheça os canais do município e do estado para se comunicar diretamente com o poder público e manter sua participação cidadã na Bahia
Por Ananda Costa.
Salvador registrou quase 300 mil interações em 2024, mostrando a força da participação cidadã na Bahia. Plataformas como o "Fala Salvador" e a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) são os principais meios para que a população faça denúncias, envie sugestões, solicite serviços e acompanhe as demandas.
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A análise das demandas revela o perfil das interações: a grande maioria (70%) é composta por solicitações de serviços municipais. Em seguida, vêm os pedidos de informação (26,48%). Outras manifestações, como elogios, reclamações emergenciais e, crucialmente, denúncias e sugestões, representam 3,29% do total.
Além da esfera municipal, o cidadão baiano também pode se engajar diretamente com o Governo do Estado. A estrutura estadual oferece uma ouvidoria capaz de receber, processar e acompanhar todas as formas de manifestação de maneira integrada e eficiente.
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Como exercer a participação cidadã na Bahia: guia de canais
Para garantir que a sua voz seja ouvida, é fundamental utilizar os canais oficiais. Confira as opções disponíveis para o município de Salvador e para o estado da Bahia.
Prefeitura de Salvador: Fala Salvador
O Disque Salvador 156 é um dos canais oficiais da Ouvidoria-Geral do Município. Também estão disponíveis o aplicativo Salvador Digital e o site www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br. Caso prefira, o cidadão pode comparecer presencialmente à sede, localizada na Rua Chile, nº 3, Edifício Santa Casa, Centro.
“A Ouvidoria-Geral está sempre de portas abertas para ouvir cada cidadão. Seja pelo 156, pelo aplicativo Salvador Digital, pelo site ou presencialmente, nosso compromisso é receber as demandas da população com atenção e encaminhá-las para que tenham retorno. Cada manifestação registrada é um passo para melhorar os serviços prestados aos soteropolitanos.” , Zilton Netto, Ouvidor-Geral de Salvador
Governo do Estado: Ouvidoria Geral (OGE)
A Ouvidoria Geral do Estado (OGE) é uma rede maciça, composta por 302 ouvidorias especializadas espalhadas por secretarias, autarquias e empresas estaduais. Todas são integradas por um sistema único que registra e gerencia cada atendimento.
A OGE atende a dois públicos:
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Público Interno: Servidores estaduais que utilizam o canal para contribuir com a melhoria dos serviços.
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Público Externo: Todos os cidadãos baianos que não são servidores, mas demandam serviços ou precisam se manifestar sobre as ações do governo.
Como acessar:
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Telefone: 0800-284-0011 (segunda a sexta, 7h30 às 18h)
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WhatsApp 24h: (71) 9 9681-7073 - O sistema gera um número para acompanhamento.
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Redes Sociais: @ouvidoriageralbahia (Instagram) / /ouvidoriageraldabahia (Facebook)
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E-mail: [email protected]
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Presencial: Central de Atendimento (CEAO) na 3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, Centro Administrativo da Bahia, Salvador.
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