'Bahêa pela Vida': Hemoba e Bahia lançam campanha para incentivar doação

Campanha 'Bahêa Pela Vida' será realizada entre os dias 6 e 11 de outubro, no interior do estado

Por Anna Caroline Santiago.

A Fundação Hemoba fechou uma parceria com a Associação do Esporte Clube Bahia para incentivar a doação de sangue entre os dias 6 e 11 de outubro. A campanha ‘Bahia Pela Vida’ contará com a participação das Embaixadas Tricolores, formadas por grupos de torcedores e sócios localizados no interior do estado.

A ação será realizada nas cidades onde a Hemoba possui unidades de atendimento, com o objetivo de reforçar os estoques de sangue e ampliar a conscientização sobre a importância de ser doador.

Foto: Divulgação | Gov br

As Embaixadas participantes, por meio do código 0033, estão localizadas nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Jacobina, Irecê, Paulo Afonso e Jequié.

Onde doar

Em outubro, o hemóvel estará no Salvador Shopping até o dia 4 e de 9 a 11/10, e em São Francisco do Conde nos dias 7 e 8/10, com atendimento das 8h às 17h. O Posto Temporário no Shopping Bela Vista funcionará durante todo o mês, das 9h às 18h.

As unidades fixas têm os seguintes horários:

  • Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba): segunda a sexta, 7h30 às 18h30; sábado, 7h30 às 16h30

  • Hospital do Subúrbio: segunda a sexta, 7h30 às 16h30

  • Hospital Ana Nery: terça a sexta, 7h30 às 12h30

  • Hospital Roberto Santos: segunda a sexta, 8h às 12h e 13h às 17h

  • Hospital Santo Antônio (OSID): segunda a sexta, 7h10 às 11h30 e 13h às 16h

Para informações sobre as 20 unidades de coleta no interior, acesse: Hemoba – Onde Doar.

Critérios para doação

Para doar, é necessário:

  • Estar em boas condições de saúde

  • Pesar acima de 50 kg

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais; idosos acima de 60 só se já tiverem doado antes)

No dia da doação:

  • Não estar em jejum

  • Evitar álcool nas 12 horas anteriores

  • Não fumar pelo menos duas horas antes

  • Dormir no mínimo seis horas na noite anterior

  • Evitar alimentos gordurosos nas últimas quatro horas

É necessário apresentar documento oficial com foto, válido em todo o território nacional.

Foto: Gov Ba

Estoque crítico

O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, está com os estoques de sangue em nível crítico e faz apelo à população, especialmente para doações dos tipos O positivo e O negativo.

A unidade de coleta da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), localizada no subsolo do HGRS, está de portas abertas para receber doadores voluntários de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Vale destacar que cada doação pode salvar até quatro vidas. Em momentos de baixa nos estoques, pacientes internados, oncológicos, vítimas de acidentes, pessoas com doenças hematológicas, que precisam de cirurgias de urgência, são diretamente afetados.

“O gesto solidário da doação de sangue pode fazer toda a diferença para quem está lutando pela vida. Convidamos toda a população a se mobilizar e doar”, pontua a diretora geral do HGRS, Lucrécia Savernini.

Hemóvel 

As unidades móveis da Fundação Hemoba (Hemóveis) e o posto temporário de coleta de sangue, tiveram ampliação no atendimento a doadores em Salvador. O objetivo da ação é ampliar o estoque de sangue da Hemoba, atualmente com cinco dos oito tipos sanguíneos em estado crítico.

Atendimento no Hemóvel. Foto: Divulgação/Hemoba

O atendimento nas unidades do Hemóvel é realizado de forma espontânea, levando a coleta de sangue para locais de grande movimentação, como shoppings, centros urbanos e estações de transbordo. 

Ocupando um ônibus totalmente adaptado, o equipamento possui a mesma estrutura básica de uma unidade fixa da Hemoba. Ele conta com triagem clínica, sala climatizada com quatro cadeiras para coleta de sangue, mobiliário, equipamentos e uma equipe multidisciplinar de 12 profissionais. 

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.