Salvador terá fim de semana com chuva; confira previsão do tempo

Previsão do tempo: ao contrário de Salvador, final de semana será de calor intenso no interior baiano

Por Da redação.

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), por meio da Coordenação de Estudos de Clima e Projetos Especiais (COCEP), divulgou nesta sexta-feira (3) a previsão do tempo para o fim de semana, destacando a instabilidade no litoral e o tempo seco e quente no interior, cenário que está em contraste com o esperado para Salvador.

Chuva Codesal Salvador Foto Secom

Na faixa litorânea, incluindo Salvador, Região Metropolitana (RMS) e Recôncavo, o aumento da umidade nos baixos níveis da atmosfera, associado à atuação de cavados, deve favorecer a ocorrência de chuvas fracas e isoladas, sobretudo no período da noite. Também são esperadas rajadas de vento mais intensas, principalmente ao longo da faixa costeira. Mesmo com as chuvas, haverá períodos de sol, garantindo intervalos de tempo seco.

Previsão do tempo

Já no interior, o tempo permanece seco, com céu claro e baixa umidade relativa do ar. Em áreas do Centro-Oeste, os índices podem cair abaixo de 20%, exigindo atenção à hidratação e à exposição prolongada ao calor.

As temperaturas devem permanecer elevadas. No sábado (04) e domingo (05), as máximas podem chegar a 34 °C em Juazeiro e Paulo Afonso. Em Barreiras, no oeste baiano, as temperaturas podem atingir até 37 °C. Na capital, as mínimas ficam em torno de 20 °C e as máximas variam entre 28 °C e 29 °C.

Chuva

A tendência para a segunda-feira (6) é de continuidade da instabilidade no litoral, com possibilidade de chuvas fracas e isoladas e ventos mais fortes. Nas demais regiões, segue o tempo seco e quente. Mais informações podem ser acessadas no site do Inema.

Como é possível saber o quanto choveu em um bairro de Salvador?

Quando chove em Salvador é comum vermos no Aratu On ou em outros veículos jornalísticos os detalhes de onde mais choveu na cidade, com diversos dados expressados em milímetros (mm) e em períodos de horas. Mas como é possível saber o quanto choveu em um bairro da capital baiana?

Não é por adivinhação ou usando um balde para captar a chuva e uma régua para medir; os dados são obtidos através de tecnologia. Isso por que a Defesa Civil de Salvador (Codesal) possuí equipamentos espalhados em diversos pontos da cidade — os pluviômetros — que medem a quantidade de chuva na localidade, a partir da seguinte regra:

Um equipamento eletrônico capta a água da chuva em um funil e essa quantidade que entrar equipamento é medida por sensores e contabilizada. A partir daí, a quantidade de chuva acumulada no pluviômetro equivale à altura da chuva em 1 metro quadrado de base. Ou seja, se for informado que na região de Bom Juá, nas últimas 24 horas choveu 37,4mm é dizer que o acumulado de chuva medido pelo equipamento daquela região representa uma altura de 37,4 milímetros ou 3,74 centímetros.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.