Governo do Estado planeja revisão de preços do Planserv, diz Jerônimo
Beneficiários do Planserv podem aguardar atualizações do plano de saúde
Por Da redação.
Em busca de maior estabilidade e fortalecimento do sistema, o Planserv, plano de saúde dos servidores estaduais da Bahia, passará por mudanças nos próximos dias. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (3) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT).
O que vai mudar no Planserv?
Segundo o governador, a equipe do governo está focada em revisar os preços e valores pagos aos prestadores de serviço, uma das principais medidas para garantir a estabilidade do plano. "O que tem de demanda é rever os preços, os valores pagos, para a gente ter uma estabilidade de concorrência adequada", disse Jerônimo.
Apesar de não detalhar as outras medidas, ele afirmou que as alterações devem ser anunciadas em breve. O objetivo é ampliar a qualidade do serviço oferecido a cerca de meio milhão de beneficiários, sem comprometer a cobertura atual.
Desafios no interior
Um dos principais desafios destacados pelo governador é a dificuldade de contratação de serviços especializados no interior do estado. Essa limitação faz com que muitos pacientes de cidades menores precisem se deslocar para centros maiores, como Barreiras e Salvador, o que sobrecarrega as unidades de saúde dessas localidades.
Jerônimo Rodrigues reforçou que os ajustes têm como meta melhorar o atendimento, especialmente nas áreas mais distantes, e espera que as intervenções a serem feitas em breve tragam melhorias significativas para os usuários do Planserv.
Jerônimo troca comando do Planserv
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) promoveu mudanças no comando da Assistência à Saúde do Servidor (Planserv). Após mais de seis anos à frente da coordenação, Maria do Socorro da Costa Brito deixou a função.
Para substituí-la, foi designado Luiz Eduardo Barreto Perez, profissional com ampla trajetória no setor de saúde suplementar. Ele já atuou em empresas de destaque, como Unimed do Brasil, Central Nacional Unimed e MedDent.
Recursos para o Planserv
O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) tem liderado reuniões da Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que visam discutir os problemas enfrentados pelos usuários do Planserv.
O repasse do governo ao plano caiu de 5% para 2,5%, o que gerou críticas da oposição: "A retomada da contribuição do Estado melhoraria o atendimento", opinou Tiago Correia.
Correia destacou que a retomada da contribuição direta do Estado seria fundamental para melhorar o atendimento e, por isso, sugeriu a elaboração de uma indicação – assinada por todos os integrantes da comissão – pedindo ao governador Jerônimo Rodrigues o aumento do repasse financeiro ao Planserv.
Debate sobre o Planserv
Representantes da diretoria do Planserv, de entidades sindicais e da sociedade civil têm discutido as queixas recorrentes de usuários sobre dificuldades no acesso a serviços do plano de saúde, que apontam demora nos atendimentos e rede credenciada limitada.
Rosangela Monteiro, representante dos servidores, tem destacado que o Planserv, atualmente, enfrenta problemas por estar "muito terceirizado". "E não é isso que reza na lei que regulamenta. O Planserv tem que ter gestão do Estado", indicou.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).