Celebridades

Linfoma não-Hodgin: entenda qual o câncer do cantor Jorge Aragão

O câncer que o cantor descobriu é o mesmo que outras personalidades como Dilma Rousseff e Reynaldo Gianecchini tiveram

Por Lucas Pereira

Linfoma não-Hodgin: entenda qual o câncer do cantor Jorge AragãoCréditos da foto: Instagram/@ jorgearagaodacruz - Bruno Haddad
Fãs e admiradores do cantor e compositor Jorge Aragão foram surpreendidos com a notícia que o artista, durante uma bateria de exames, foi diagnosticado com um tipo de câncer: o linfoma não-Hodgin (LNH). Por meio de nota, a assessoria do sambista afirmou que o tratamento foi iniciado e que há total confiança na recuperação de Aragão.
De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o LNH é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático (que faz parte do sistema imunológico) e que se espalha de maneira não ordenada, existindo mais de 20 tipos diferentes da doença, que é classificada de acordo com o tipo de linfoma e a extensão.
Nos últimos 25 anos, o número de casos duplicou em pessoas com mais de 60 anos e os homens tem maior pré-disposição para a doença - Jorge Aragão tem 74 anos. Entre os sintomas da doença estão o aumento dos gânglios no pescoço, virilhas e/ou axilas; febre; coceira na pele; suor noturno excessivo e perda de peso maior que 10% (sem causa aparente).
O tratamento do LNH pode ser feito através de quimioterapia e radioterapia, dependendo do tipo de linfoma. Um acompanhamento cuidadoso pós-doença deve ser feito para monitorar o paciente. A descoberta precoce da doença é fundamental para aumento na taxa de cura.
OUTROS ARTISTAS COM LNH
Outras personalidades e artistas já tiveram diagnóstico de linfoma não-Hodgin. Os atores Reynaldo Gianecchini, em 2011, e Edson Celulari, no ano de 2016. A ex-presidente Dilma Rousseff também teve a doença, lá em 2009, quando era ministra-chefe da Casa Civil, no último ano do Governo Lula, e escolhida para suceder o petista nas eleições do ano seguinte. O ex-governador do Rio de Janeiro, Luis Fernando “Pezão” também foi diagnosticado, em 2016, se licenciando do cargo para o tratamento. O jornalista e escritor Arthur Xexéo descobriu a doença em 2021, em um estado avançado, e acabou morrendo duas semanas depois.
LEIA MAIS: Morre, aos 94 anos, a artista plástica Lygia Sampaio
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.