Mutirão de câncer de mama detecta 58 casos e pacientes iniciam tratamento

O mutirão de câncer de mama aconteceu no Hospital Aristides Maltez, em Salvador

Por Dinaldo dos Santos.

Foram detectados 58 casos de câncer de mama no mutirão que aconteceu, no último sábado (24), no Hospital Aristides Maltez (HAM). A Informação foi divulgada nesta terça-feira pela unidade hospitalar.

Segundo o HAM, todas as pacientes foram matriculadas e  já iniciaram o tratamento. Um fato que chamou a atenção foram três casos de mulheres com idades entre 29 e 39 anos.

+ HAM realiza 2º módulo do Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária em abril

Mutirão de Câncer de Mama no HAM. Foto: Divulgação

Os números mostram a importância deste tipo de ação para ajudar mulheres que precisam de ajuda e ficam sem saber onde encontrar o apoio. No total foram 91 atendimentos e as pacientes fizeram ultrassonografia, mamografia, biópsias, punção e tiveram orientação sobre a importância do tratamento e da prevenção.

De acordo com o HAM, uma equipe multidisciplinar comandada pela mastologista Ana Cláudia Imbassahay e pela enfermeira Zélia Boa Sorte recebeu as pacientes. O atendimento foi iniciado às 7h e encerrou depois das 13h.

Os casos positivos terão todo apoio do serviço de mastologia do HAM. Mais de 100 profissionais estiveram  envolvidos nos trabalhos entre médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos, recepcionistas, pessoal de apoio e segurança.

+ Tratamento do câncer no Hospital Aristides Maltez tem reforço com novo acelerador linear

Mutirão de Câncer de Mama. Foto: Divulgação

A ação foi realizada em parceria com o Instituto Protea e este ano será repetida em mais duas oportunidades. Ana Claudia Imbassahy disse que o mutirão de outubro, dentro da campanha Outubro Rosa,  está confirmado e um terceiro deve acontecer em dezembro.

A médica Ana Claudia Imbassahy, coordenadora do setor de mastologia do hospital falou da importância do mutirão para ajudar as mulheres que precisam de atendimento e não procuram um serviço médico e destacou que para curar a doença é  importante a detecção logo num processo inicial.

“A detecção do câncer precoce é determinante para a cura e estamos felizes pelo sucesso do mutirão. Essas mulheres matriculadas no mutirão terão todo acompanhamento aqui no hospital e já iniciaram tratamento.

LEIA MAIS: Após concurso, mais de 600 profissionais de saúde são convocados na Bahia

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.