Celebridades

Anitta anuncia clipe com temática do candomblé; conheça outras 5 cantoras que seguem religiões de matriz africana

Anitta postou um ensaio fotográfico em um terreiro de candomblé nesta segunda (13/5)

Por Da Redação

Anitta anuncia clipe com temática do candomblé; conheça outras 5 cantoras que seguem religiões de matriz africanaCréditos da foto: Reprodução/ Redes sociais
A cantora Anitta postou um ensaio fotográfico em um terreiro de candomblé nesta segunda-feira (13/5). Muitos internautas não sabiam que a artista segue a religião de matriz africana, algo que será explorado no novo clipe, que será lançado na quarta-feira (15/5). O vídeo será da música "Aceita", que faz parte do álbum "Funk Generation".
Apesar da surpresa de alguns usuários das redes sociais, a cantora já havia falado sobre a sua religiosidade em outras situações. Desta vez, por conta de intolerância religiosa de internautas, ela perdeu cerca de 100 mil seguidores no Instagram. O número, no entano, é pequeno se comparado ao total de perfis que acompanham a cantora na plataforma. Corresponde a 0,15% dos 64,9 milhões de seguidores de Anitta.
O Aratu On listou outras cinco cantoras brasileiras que seguem religiões de matriz africana e que também relatam ter sofrido intolerância:
LUÍSA SONZA
[caption id="attachment_328982" align="alignnone" width="600"] Reprodução / @luisasonza[/caption]
Durante um show em Recife em fevereiro deste ano, a cantora Luísa Sonza foi alvo de críticas após falar abertamente sobre sua religião. No palco, a cantora apresentou seu pai de santo ao público e convidou Pai Vevé de Xangô e os afoxés Ogbon Obá e Oxum Pandá para fazer uma homenagem a sua orixá, Oxum.
"É uma galera que eu amo muito, que faz parte da minha vida, que é daqui de Recife, que eu tenho uma história de anos e que a gente resolveu, juntos, fazer uma homenagem a minha orixá Oxum", disse a cantora na ocasião.
VANESSA DA MATA
[caption id="attachment_328978" align="alignnone" width="600"] Redes Sociais / @vanessadamata[/caption]
Após se declarar ateísta, a cantora Vanessa da Mata revelou em uma pesquisa para a revista "Veja" que, durante um momento difícil, precisou de uma ajuda espiritual ao começar a ver vultos e energias que não eram humanas e, dessa forma, foi para o candomblé para se fechar destas energias.
"Minha avó era católica e benzedeira. Hoje, sou do candomblé, mas eu era uma pessoa ateia, e enfrentei um momento da vida em que estava completamente aberta. Não sabia o que estava acontecendo", disse a cantora em entrevista.
DANIELA MERCURY
[caption id="attachment_328983" align="alignnone" width="600"] Redes Sociais / @danielamercury[/caption]
Filha de Oxaguiã, orixá que representa a juventude, a vitalidade e a energia, a cantora baiana Daniela Mercury sempre mostrou a importância do respeitos as religiões de matriz africana. No seu perfil no X (antigo Twitter), a cantora escreveu: "Candomblé é uma religião, é preciso ter fé e respeito aos orixás".


CLÉO PIRES
[caption id="attachment_328984" align="alignnone" width="600"] Redes Sociais / @cleo[/caption]
Na carreira musical desde 2017, a atriz e cantora revelou que já sofreu intolerância religiosa após realizar uma cerimônia de casamento com o empresário Leandro D'Lucca aos moldes da religião de matriz africana, já que é adepta ao candomblé.  Nas redes sociais, Cléo comentou sobre os ataques que recebe quando se manifesta em relação a sua religião:
"Para a gente evoluir como sociedade, a gente precisa urgentemente respeitar todas as formas de pensar. Claro que, quando a intolerância religiosa é bem mais pesada quando a gente fala das religiões de matrizes africanas, e a gente sabe muito bem por quê".



MARIENE DE CASTRO

Trazendo em diversas canções a representatividade das religiões de matriz africana, a cantora Marienne de Castro é uma das referências quando o assunto é este. Em 2015, após um episódio de intolerância religiosa contra uma jovem no Rio de Janeiro, a filha de Oxum e praticante da religião se manifestou nas redes sociais a respeito sobre este problema no Brasil:
"Quero falar de uma coisa... Não vou poder me silenciar. Pois essa pedrada também pega em mim, desde pequena. E não me venha dizer que isso é papo de negro querendo chamar atenção. Isso é o retrato da história do Brasil. Governantes, celebridades, autoridades e intelectuais, pessoas de bem, que são dessa religião depedrada. Não podemos continuar escondendo nossas faces, nossas guias, nossos santos, nosso canto sagrado. A ignorância não nos pertence. Eu não vou deixar de vestir branco, nem de cantar pra meus santos. Não sou a favor de guerra em nome de Deus. Só me respeite. Sou filha de Deus".

LEIA MAIS: Anitta perde 100 mil seguidores após postar fotos em terreiro de candomblé
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.