Carnaval 2025: MP-BA recomenda limitação de foliões em trios elétricos
Fiscalização do limite de foliões nos trios durante o Carnaval é de responsabilidade da Empresa Salvador Turismo (Saltur)
Fonte: Da Redação
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o Corpo de Bombeiros anunciaram uma série de medidas e recomendações para garantir a segurança durante o Carnaval de Salvador de 2025. As orientações foram divulgadas após uma reunião com representantes de diversas entidades carnavalescas, realizada nesta terça-feira (21).
MP anuncia recomendações para o Carnaval 2025.Foto: Secom PMS
Entre as principais determinações, destaca-se a limitação do número de foliões que podem subir nos trios elétricos. A medida visa evitar a sobrecarga nos equipamentos e garantir maior segurança para os participantes. Durante a reunião, foi detalhada a Instrução Técnica nº 46/2024, que estabelece os limites máximos de pessoas nos trios, além de reforçar a necessidade de fiscalização rigorosa do cumprimento dessas normas.
Para garantir a implementação dessas medidas, a recomendação solicita informações sobre a fiscalização, que ficará a cargo de órgãos como a Empresa Salvador Turismo (Saltur), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) e o Conselho Municipal do Carnaval (Comcar).
Durante o encontro, a Saltur também apresentou aos promotores de Justiça o "Masterplan do Carnaval" - projeto digital que traz as diretrizes para a gestão do evento. O plano abrange aspectos essenciais como infraestrutura, logística, segurança, saúde, trânsito e fiscalização.
Saltur apresenta o
Dentre as inovações, destacam-se as poligonais dos circuitos oficiais e bairros com palco, a georreferência das estruturas, zonas de manobra para os trios, licenciamento em tempo real e rotas de fuga tanto para pedestres quanto para ambulâncias. Além disso, o projeto também inclui a localização das câmeras de segurança que irão monitorar os circuitos durante o evento.
Leia Mais: Oruam não cantará mais em bloco no Carnaval de Salvador; saiba por quê
Siga a gente no Insta, Facebook e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).