Vovô do Ilê diz que empresariado brasileiro é racista e sugere cotas em eventos musicais
Presidente do 'mais belo dos belos' foi um dos painelistas do Scream 2024, ao lado do empresário Maurício Magalhães
"Costumo dizer que o empresariado brasileiro, antes de ser capitalista, é racista. Ele até quer o dinheiro, mas não quer juntar a marca dele com o povo negro", declarou o presidente do Bloco Afro Ilê Aiyê, Vovô do Ilê, nesta quarta-feira (4). A fala ocorreu durante o painel "As tendências que ficaram nos últimos 50 anos", no Scream Festival, realizado este ano na Doca 1, em Salvador.
+ Entre a nostalgia e o deboche: palestrante do Scream levanta perfis de diferentes gerações
Ele ainda citou uma situação vivida por integrantes do Ilê durante uma viagem à Iglaterra. Eles estavam no aeroporto, em Liverpool, vestindo agasalhos com a marca do Pão-de-Açúcar - que apoiou o primeiro bloco afro do Brasil por sete anos -, quando um acionista que estava no mesmo local ligou para o escritório da empresa, em São Paulo, e disse que havia "uns africanos com a marca". A resposta, segundo Vovô, foi: "Não são africanos. São os negões lá do Curuzu".
Vovô do Ilê diz que empresariado brasileiro é racista e sugere cotas em eventos musicais. Leia mais: https://t.co/PaWFU0bJms pic.twitter.com/AKGbNNGiQh
— Aratu On (@aratuonline) December 4, 2024
Apesar de a história, hoje, ser contada de forma divertida, ele afirmou que é difícil seguir com algumas marcas por muito tempo.
+ Malê Debalê critica grade do Festival Virada Salvador: 'Suposta Roma Negra'
Vovô sugere cotas para eventos musicais
Em outro momento do painel, o presidente do "mais belo dos belos", como o Ilê Aiyê também é conhecido, disse que vai sugerir cotas para os grandes eventos de música na capital baiana: "Vou sugerir, aos empreendedores aqui, cotas para bloco afro, para [artistas de] axé music... e não contemplar só os artistas de fora".
+ 'Se não fosse Mãe Hilda, não celebraríamos 50 anos do Ilê', diz Vovô, fundador do bloco afro
Programação
Os painéis do Scream seguem até as 18h desta quarta-feira, simultaneamente em dois espaços na Doca 1, além das oficinas. A programação completa está disponível no site oficial do festival.
+ Combate às fake news é tema de painel no Scream em dia de julgamento no STF
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).