Variedades

Vovô do Ilê diz que empresariado brasileiro é racista e sugere cotas em eventos musicais

Presidente do 'mais belo dos belos' foi um dos painelistas do Scream 2024, ao lado do empresário Maurício Magalhães

Por Juana Castro

Vovô do Ilê diz que empresariado brasileiro é racista e sugere cotas em eventos musicaisFoto: Vitória Pádua/Aratu On

"Costumo dizer que o empresariado brasileiro, antes de ser capitalista, é racista. Ele até quer o dinheiro, mas não quer juntar a marca dele com o povo negro", declarou o presidente do Bloco Afro Ilê Aiyê, Vovô do Ilê, nesta quarta-feira (4). A fala ocorreu durante o painel "As tendências que ficaram nos últimos 50 anos", no Scream Festival, realizado este ano na Doca 1, em Salvador.


Entre a nostalgia e o deboche: palestrante do Scream levanta perfis de diferentes gerações


Ele ainda citou uma situação vivida por integrantes do Ilê durante uma viagem à Iglaterra. Eles estavam no aeroporto, em Liverpool, vestindo agasalhos com a marca do Pão-de-Açúcar - que apoiou o primeiro bloco afro do Brasil por sete anos -, quando um acionista que estava no mesmo local ligou para o escritório da empresa, em São Paulo, e disse que havia "uns africanos com a marca". A resposta, segundo Vovô, foi: "Não são africanos. São os negões lá do Curuzu".




Apesar de a história, hoje, ser contada de forma divertida, ele afirmou que é difícil seguir com algumas marcas por muito tempo.


Malê Debalê critica grade do Festival Virada Salvador: 'Suposta Roma Negra'


Vovô sugere cotas para eventos musicais


Em outro momento do painel, o presidente do "mais belo dos belos", como o Ilê Aiyê também é conhecido, disse que vai sugerir cotas para os grandes eventos de música na capital baiana: "Vou sugerir, aos empreendedores aqui, cotas para bloco afro, para [artistas de] axé music... e não contemplar só os artistas de fora".


'Se não fosse Mãe Hilda, não celebraríamos 50 anos do Ilê', diz Vovô, fundador do bloco afro


Programação


Os painéis do Scream seguem até as 18h desta quarta-feira, simultaneamente em dois espaços na Doca 1, além das oficinas. A programação completa está disponível no site oficial do festival.


Combate às fake news é tema de painel no Scream em dia de julgamento no STF


Siga a gente no InstaFacebook, Bluesky e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.