Combate às fake news é tema de painel no Scream em dia de julgamento no STF
Scream 2024 acontece pela primeira vez na Doca 1, no Comércio, em Salvador
"STF na vanguarda do combate às fake news: o que o mundo pode aprender com o Brasil?". Esse foi o tema de um dos paineis na manhã desta quarta-feira (4), do Scream 2024, evento de mídia e criatividade já consolidado em Salvador que, neste ano, acontece pela primeira vez na Doca 1, no Comércio.
O tema não poderia ser mais oportuno, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, hoje, o julgamento da regulamentação das redes sociais. "Direitos digitais está na pauta do STF", afirmou Victor Duringan, assessor na secretaria-geral da presidência do STF e Coordenador de Combate à desinformação da Corte. Ele foi um dos participantes do painel, no Palco 1, ao lado da diretora de jornalismo da Rede Bahia, Ana Raquel, e Nina Santos, diretora executiva da Aláfia Lab, quem fez a mediação.
De acordo com Duringan, além do artigo 19 do Marco Civil da Internet, há "todo um leque de debate sobre direitos digitais na pauta do STF. [...] Ele discute, por exemplo, se a liberdade de expressão está sendo respeitada nas redes sociais", acrescentou.
Para Nina Santos, trata-se de um debate que não há como escapar, porque tem impacto social e econômico muito grande. Ela pontuou, ainda, a "necessidade urgente de lei sobre Inteligência Artificial (IA)", dada a "dificuldade da temporalidade" para a população.
Programação
Os painéis do Scream seguem até as 18h desta quarta-feira, simultaneamente em dois espaços na Doca 1, além das oficinas. A programação completa está disponível no site oficial do festival
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).