Combate às fake news é tema de painel no Scream em dia de julgamento no STF
Scream 2024 acontece pela primeira vez na Doca 1, no Comércio, em Salvador
![Combate às fake news é tema de painel no Scream em dia de julgamento no STF](https://backend.aratuon.com.br/fotos/aratu_noticias/128106/FOTO_NOTICIA_original.jpg?v=6502d77c544d524)
"STF na vanguarda do combate às fake news: o que o mundo pode aprender com o Brasil?". Esse foi o tema de um dos paineis na manhã desta quarta-feira (4), do Scream 2024, evento de mídia e criatividade já consolidado em Salvador que, neste ano, acontece pela primeira vez na Doca 1, no Comércio.
O tema não poderia ser mais oportuno, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, hoje, o julgamento da regulamentação das redes sociais. "Direitos digitais está na pauta do STF", afirmou Victor Duringan, assessor na secretaria-geral da presidência do STF e Coordenador de Combate à desinformação da Corte. Ele foi um dos participantes do painel, no Palco 1, ao lado da diretora de jornalismo da Rede Bahia, Ana Raquel, e Nina Santos, diretora executiva da Aláfia Lab, quem fez a mediação.
De acordo com Duringan, além do artigo 19 do Marco Civil da Internet, há "todo um leque de debate sobre direitos digitais na pauta do STF. [...] Ele discute, por exemplo, se a liberdade de expressão está sendo respeitada nas redes sociais", acrescentou.
Para Nina Santos, trata-se de um debate que não há como escapar, porque tem impacto social e econômico muito grande. Ela pontuou, ainda, a "necessidade urgente de lei sobre Inteligência Artificial (IA)", dada a "dificuldade da temporalidade" para a população.
Programação
Os painéis do Scream seguem até as 18h desta quarta-feira, simultaneamente em dois espaços na Doca 1, além das oficinas. A programação completa está disponível no site oficial do festival
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).