TUBERCULOSE GANGLIONAR: Doença de Simaria causa fadiga e perda de peso
TUBERCULOSE GANGLIONAR: Doença de Simaria causa fadiga e perda de peso
Perda de peso em excesso, alterações gastrointestinais e grande estafa. Esses foram os sintomas que levaram a cantora Simaria, da dupla sertaneja Simone & Simaria, a procurar o hospital na última quinta-feira (12/4), em São Paulo. Ela acabou sendo internada e, de acordo com o boletim médico oficial, foi diagnosticada com tuberculose ganglionar.
A doença é provocada pelo bacilo de Koch. “Como essa bactéria é transmitida pelas vias aéreas, é comum achar que o problema ocorre apenas no pulmão. Mas o bacilo de Koch pode se alojar em qualquer órgão do corpo se consegue entrar na corrente sanguínea?, explica Helio Magarinos Torres Filho, diretor médico do Richet Medicina e Diagnóstico e membro da Sociedade Brasileira de patologia Clínica. No caso de Simaria, o micro-organismo infectou o gânglio supraclavicular, que pertence ao sistema linfático.
LEIA MAIS: DIA DE CHUVA: Via alagada prejudica trânsito na região da Rodoviária de Salvador
Quando se instala nos pulmões, na tuberculose “comum”, o bacilo de Koch pode ser transmitido para outras pessoas por gotículas expelidas na respiração, espirros e pela tosse. No entanto, quando o micro-organismo está no glânglio, como no caso de Simaria, a doença não é contagiosa, segundo Leonardo Weissmann, médico infectologista e consultor da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia).
De acordo com o boletim, Simaria recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (17/4) e vai continuar o tratamento em casa, sendo acompanhada pelos médicos. A ideia é que permaneça afastada do trabalho por no mínimo 30 dias.
A cantora já havia sido diagnosticada com uma infecção aguda nas vias aéreas superiores em novembro passado. Na época, o problema de saúde obrigou a dupla a cancelar seis shows que faria
LEIA MAIS: ?BRINCADEIRA DE ADULTO??: Álbum de figurinhas da Copa do Mundo une diversas gerações
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.