Nutricionista dá dicas para desinchar o corpo após as festas de fim de ano

A nutricionista Carolina Dias compartilha receitas de chás que ajudam a purificar o corpo e evitar a retenção de líquidos; confira

Por Juana Castro.

Nutricionista dá dicas para desinchar o corpo após as festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, abre-se a temporada em que as mesas são preenchidas com uma variedade irresistível de comidas. Desde os pratos tradicionais às sobremesas tentadoras, essa época do ano é um verdadeiro convite para saborear à vontade as delícias características desta celebração. Entretanto, após tantas festividades regadas a iguarias saborosas, é comum sentir os efeitos dos excessos alimentares no corpo. O exagero alimentar pode resultar em desconfortos, sensação de inchaço e diversos desequilíbrios gastrointestinais, além de outras complicações para pessoas com intolerâncias e restrições alimentares.

"Começar com uma hidratação adequada é essencial para purificar o corpo de substâncias nocivas. Além disso, bebidas diuréticas como chás são aliadas nesse processo, pois ajudam a eliminar a retenção de líquidos. Diversas plantas possuem propriedades diuréticas e desintoxicantes, contribuindo para esse efeito", explica Carolina Dias, especialista em nutrição e sócia da Clínica Carolina Dias.

"Para potencializar esse processo de eliminar toxinas do organismo, é essencial manter uma alimentação cuidadosa. Evite o consumo de alimentos ricos em sódio e açúcar para não prolongar a sensação de inchaço e aposte em alimentos funcionais. Momentaneamente, é recomendado evitar laticínios, carne vermelha, cafeína e álcool, além de passar 3 dias com uma dieta com carboidrato abaixo de 100g por dia. Em contrapartida, busque incluir mais vegetais, legumes e frutas em suas refeições", recomenda Carolina.

A profissional reuniu receitas de chás que ajudam a desinchar o corpo. Confira cada uma delas:

Manhã (sempre tomar os termogênicos) Combinações de termogênicos: - Chá verde com hibisco - Hortelã com limão - Canela com cravo - Limão com gengibre - Gengibre com chá verde - Gengibre com hibisco - Hibisco com canela

*hipertensos não devem ingerir

Tarde (sempre tomar os diuréticos) Combinações diuréticos: - Carqueja com dente de leão - Amora com salsinha - Cavalinha com salsinha - Dente de leão com amora - Carqueja com cavalinha

Noite - usar 30 min antes de dormir - Camomila com mulungu - Melissa com mulungu - Dente de leão com mulungu

Para ansiedade: - 1 xícara de chá de casca de cacau ou nibs de cacau.

Obs: independente do chá escolhido, use sempre 1 colher de sopa de cada erva para 300ml de água. Após ferver a água, desligue o fogo, jogue as ervas, espere 10 min e coe. Prontinho. Seu chá está pronto.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.